Caraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Paula Marisa Fortunato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Ana Paula Loução
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57124
Resumo: Esta pesquisa pretendeu caraterizar alunos em risco na leitura, nomeadamente o seu nível de compreensão e os fatores de risco intrínsecos, parentais e contextuais que lhes estão associados. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano de escolaridade. Coletaram-se dados com uma prova de monitorização com base no currículo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, na fase inicial do ano letivo, os resultados médios do nível de compreensão da leitura dos alunos que nunca mostraram risco é superior ao triplodos resultados médios daqueles que ficaram em risco durante todo o ano letivo, e no final do ano letivo é sensivelmente duas vezes mais elevado; os alunos que nunca evidenciaram risco crescem mais semanalmente do que os alunos que evidenciaram risco em todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausência de experiências de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco.
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spelling Caraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universalCharacterization of students at risk for specific learning disabilities in reading in a universal screening systemSistema de selección universal: caracterización de alumnos identificados en riesgo en lecturaTriagem universalMonitorização com base no currículoFatores de riscoLeituraCurriculum-based measurementReadingRisk factorsUniversal screeningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa pretendeu caraterizar alunos em risco na leitura, nomeadamente o seu nível de compreensão e os fatores de risco intrínsecos, parentais e contextuais que lhes estão associados. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano de escolaridade. Coletaram-se dados com uma prova de monitorização com base no currículo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, na fase inicial do ano letivo, os resultados médios do nível de compreensão da leitura dos alunos que nunca mostraram risco é superior ao triplodos resultados médios daqueles que ficaram em risco durante todo o ano letivo, e no final do ano letivo é sensivelmente duas vezes mais elevado; os alunos que nunca evidenciaram risco crescem mais semanalmente do que os alunos que evidenciaram risco em todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausência de experiências de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco.This research aimed to characterize students at risk in reading, namely their level of understanding and intrinsic, parental and contextual risk factors associated with them. The research was carried out within a sample of 82 Portuguese students (third year). Data were collected with a curriculum-based measurement probe and a risk factors identification grid. The results allowed us to conclude that at the beginning of the academic year the mean results from students who were never at risk is three times higher than the mean results from those students who have been at risk throughout the year, and by the end of the academic year that difference is twice higher; the weekly growth rate of students who were never at risk is higher than the one from students who were at risk throughout the whole year; articulation problems, delay in language development and absence of reading experience in pairs with their parents stand out as reading risk factors.Esta investigación tiene por objeto caracterizar a los alumnos que se encuentran en riesgo en la lectura, en particular su nivel de comprensión y los factores de riesgo intrínsecos, parentales y contextuales asociados. Participaron 82 estudiantes portugueses de tercer grado. Los datos se recogieron a través de una prueba de monitoreo basada en el plan de estudios y en la rejilla de identificación de factores de riesgo. Se concluyó que, al comienzo del año escolar, los promedios de los resultados con respecto a la comprensión lectora de los estudiantes que nunca estuvieron en riesgo son superiores al triple de los que estaban en riesgo y al final del año escolar es aproximadamente el doble. La tasa de crecimiento semanal de los estudiantes que nunca estuvieron en riesgo es superior al de los estudiantes en riesgo durante el año escolar. Los factores de riesgo en la lectura más relevantes son los problemas en la articulación, el retraso en el desarrollo del lenguaje y la ausencia de lecturas en conjunto con los padres.FCT- SFRH/PROTEC/67381/2010info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoVaz, Paula Marisa FortunatoMartins, Ana Paula Loução2018-082018-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57124porVaz, A.P.F, Martins, A.P.L. (20178). Caraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universal. Meta: Avaliação, 10 (29), 269-298.2175-275310.22347/2175-2753v10i29.1618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:52.950910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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