Relação entre a aceitação das refeições escolares e a perceção dos pais sobre o comportamento alimentar dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sara Vanessa Canelas Lages
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/67444
Resumo: Resumo da dissertação: Atualmente, o número de crianças a frequentar os refeitórios escolares tem vindo a aumentar, desde idades cada vez mais precoces. Tendo em conta que os hábitos alimentares são maioritariamente estabelecidos nos primeiros anos de vida é importante que as crianças adquiram comportamentos alimentares saudáveis para que haja manutenção de um bom estado de saúde e do aproveitamento escolar e redução do risco de doenças crónicas. Objetivo: Relacionar a aceitação do almoço escolar de crianças a frequentar o 4º ano de escolaridade com o comportamento alimentar. Métodos: O desperdício alimentar foi quantificado utilizando o método de pesagem e a recolha de informação sobre o comportamento alimentar das crianças foi feita através do Questionário do Comportamento Alimentar de Crianças (CEBQ). Resultados: Participaram neste estudo 199 crianças de 21 estabelecimentos escolares, durante os meses de maio e junho de 2012. Desta amostra, 58,3% das crianças pertenciam ao sexo feminino. A média de idades das crianças é de 9,5 + 0,6. Verificou-se que o desperdício da sopa foi maior quando a componente proteica servida foi pescado. Quando a componente proteica foi pescado e quando a componente fornecedora de hidratos de carbono fornecida foi massa, o desperdício do prato foi igualmente maior. Em relação à avaliação do comportamento alimentar, a ingestão de alimentos por parte das raparigas é mais influenciada pelas emoções do que a dos rapazes e apresentam maior falta de interesse pela comida, demorando mais tempo a concluir a refeição, assim como as crianças de baixo peso.(...)/Dissertation abstract: Nowadays, the number of children and youg people attending the school canteens has increased, from increasingly early ages. Bearing in mind that eating habits are mostly established in the early of life it is important that children acquire healthy eating behaviors to maintain health status, school performance and reduction of the risk of chronic diseases. Objective: To relate the acceptance of the school lunch of the children attending the 4th grade with the eating behavior. Methods: In this sample, 58.3% of the children were female. Food waste was quantified using the weighing method and the collection of information of the feeding behavior of children was made through the Child Eating Behavior Questionnaire (CEBQ). Results: In this study 198 children participated, from 21 schools, during the months of May and June 2012. The mean age of the children is 9.5 + 0.6 lT was found that the soup waste was greater when the protein component served was caught. When the protein component was fish and when the source of carbohydrates was pasta, the plate waste was also higher. Regarding the eating behavior evaluation, girls´ eating habits are more influenced by their psychological mood than the boys and have a higher lack of interest in food, taking more time to complete the meal, as well as underweighted children. The values of the CEBQ subscales relating to "food approach" ("Enjoyment of food"; "Food responsiveness"; "Emotional overeating") are higher for children who do not have lunch at school and for children who are overweighted. Children within the BMI class of 85 percentile (average weight) showed a bigger tendency to refuse eating. (...)
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