Impacto das redes sociais na produtividade dos estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, José Nuno Canhão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27381
Resumo: Intitulada Impacto das redes sociais na produtividade dos estudantes do ensino superior, esta dissertação visa responder à questão de investigação: “Qual o impacto das redes sociais na produtividade dos estudantes do ensino superior?”. Para tal foram definidos os seguintes objetivos: perceber se os estudantes utilizam ou utilizaram dispositivos TI; saber de que forma foram ou são utilizadas as redes sociais em ambiente académico; perceber quais as principais finalidades das redes sociais para os utilizadores; analisar que ferramentas são utilizadas no estudo; perceber que dispositivos são utilizados no estudo; estudar quais os benefícios das redes sociais no ambiente académico e recolher quais são as consequências, na produtividade, da utilização das redes socias pelos estudantes. Seguidamente, foi realizada uma revisão da literatura e construiu-se um questionário dirigido aos antigos e atuais alunos do ensino superior, público-alvo deste estudo. Desta forma realizou-se um questionário a 152 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos sobre Redes Sociais(RS), a sua utilização, bem como o estudo do perfil de utilizador, e perceção da influência das RS nos inquiridos. O principal critério era frequentar ou ser diplomado do ensino superior. Foram várias as questões que ajudaram a medir os diversos impactos, positivos ou negativos, que as RS tiverem na vida dos estudantes. Por último analisaram-se os resultados obtidos. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos possui computador pessoal e todos têm smartphone e internet em casa, contudo menos de metade conhece o conceito de web 2.0. As apps mais utilizadas são as redes sociais.
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