Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Eduarda Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corazza, Maria Júlia, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62560
Resumo: Este estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas.
id RCAP_83d2a72cad5c175da37836eb6d9fb6fa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humanoConstruction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”Alfabetização científicaLiteracia científicaEnsino de genéticaEugeniaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas.This article aims to describe the construction and validation of a questionnaire designed to investigate students' conceptions about human genetic engineering and eugenics. The instrument was built upon the type of Likert scale, in which the respondent manifests his degree of agreement with a set of assertions. In order to validate it as a research instrument, the questionnaire passed through semantic validation, carried out by six experts and a pilot study, resulting in changes, insertions and exclusions of some items. After these changes, the questionnaire was applied to a sample of 283 Brazilian students and another one of 335 Portuguese students for further statistical validation. The reliability of the instrument was evaluated by the Cronbach Alpha test, which reached an internal consistency of 0.856 for the Brazilian sample and 0.830 for the Portuguese one. The Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) and Bartlett's Sphericity tests confirmed the feasibility of factorial analysis. Thus, the questionnaire developed and applied in Brazilian and Portuguese university courses was duly validated and is in conditions to be used for the evaluation of students’ scientific literacy on genetic engineering, being an important contribution to future research.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoSchneider, Eduarda MariaCorazza, Maria JúliaCarvalho, Graça Simões de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62560porShneider, E.M., Corazza, M.J. & Carvalho, G.S (2019) Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano [Construction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12 (2), 139-1631982-515310.5007/1982-5153.2019v12n2p139https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p139info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:14.046748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
Construction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”
title Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
spellingShingle Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
Schneider, Eduarda Maria
Alfabetização científica
Literacia científica
Ensino de genética
Eugenia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
title_full Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
title_fullStr Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
title_full_unstemmed Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
title_sort Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
author Schneider, Eduarda Maria
author_facet Schneider, Eduarda Maria
Corazza, Maria Júlia
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Corazza, Maria Júlia
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Eduarda Maria
Corazza, Maria Júlia
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Literacia científica
Ensino de genética
Eugenia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alfabetização científica
Literacia científica
Ensino de genética
Eugenia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62560
url http://hdl.handle.net/1822/62560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Shneider, E.M., Corazza, M.J. & Carvalho, G.S (2019) Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano [Construction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12 (2), 139-163
1982-5153
10.5007/1982-5153.2019v12n2p139
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132337596792832