Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62560 |
Resumo: | Este estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas. |
id |
RCAP_83d2a72cad5c175da37836eb6d9fb6fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62560 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humanoConstruction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”Alfabetização científicaLiteracia científicaEnsino de genéticaEugeniaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas.This article aims to describe the construction and validation of a questionnaire designed to investigate students' conceptions about human genetic engineering and eugenics. The instrument was built upon the type of Likert scale, in which the respondent manifests his degree of agreement with a set of assertions. In order to validate it as a research instrument, the questionnaire passed through semantic validation, carried out by six experts and a pilot study, resulting in changes, insertions and exclusions of some items. After these changes, the questionnaire was applied to a sample of 283 Brazilian students and another one of 335 Portuguese students for further statistical validation. The reliability of the instrument was evaluated by the Cronbach Alpha test, which reached an internal consistency of 0.856 for the Brazilian sample and 0.830 for the Portuguese one. The Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) and Bartlett's Sphericity tests confirmed the feasibility of factorial analysis. Thus, the questionnaire developed and applied in Brazilian and Portuguese university courses was duly validated and is in conditions to be used for the evaluation of students’ scientific literacy on genetic engineering, being an important contribution to future research.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoSchneider, Eduarda MariaCorazza, Maria JúliaCarvalho, Graça Simões de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62560porShneider, E.M., Corazza, M.J. & Carvalho, G.S (2019) Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano [Construction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12 (2), 139-1631982-515310.5007/1982-5153.2019v12n2p139https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p139info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:14.046748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano Construction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement” |
title |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano |
spellingShingle |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano Schneider, Eduarda Maria Alfabetização científica Literacia científica Ensino de genética Eugenia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano |
title_full |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano |
title_fullStr |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano |
title_sort |
Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano |
author |
Schneider, Eduarda Maria |
author_facet |
Schneider, Eduarda Maria Corazza, Maria Júlia Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Corazza, Maria Júlia Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Eduarda Maria Corazza, Maria Júlia Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Literacia científica Ensino de genética Eugenia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Alfabetização científica Literacia científica Ensino de genética Eugenia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo descreve a construção e validação de um questionário proposto para investigar as concepções de estudantes sobre a engenharia genética humana e a eugenia. O instrumento foi construído no tipo de escala de Likert, na qual o respondente manifesta seu grau de concordância frente a um conjunto de assertivas. Para validá-lo como instrumento de pesquisa, o questionário passou pela validação semântica, realizada por seis especialistas e por um estudo piloto, resultando na alteração, inserção e exclusão de alguns itens. Após estas alterações, o questionário foi aplicado para 283 estudantes brasileiros e 335 portugueses para subsequente validação estatística. A fidedignidade do instrumento foi avaliada pelo teste Alpha de Cronbach que atingiu uma consistência interna de 0,856 para a amostra brasileira e de 0,830 para a portuguesa. Os testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett permitiram confirmar a viabilidade na análise fatorial. Assim, o questionário aplicado em cursos universitários brasileiros e portugueses foi devidamente validado e está em condições para ser usado na avaliação da alfabetização científica de estudantes sobre a engenharia genética, mostrando-se assim, como um importante contributo para futuras pesquisas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62560 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Shneider, E.M., Corazza, M.J. & Carvalho, G.S (2019) Construção e validação de um questionário para análise de concepções sobre engenharia genética e a idealização do “melhoramento” humano [Construction and validation of queastionnaire for analysis of conceptions on genetic engineering and the idealization of “human improvement”]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12 (2), 139-163 1982-5153 10.5007/1982-5153.2019v12n2p139 https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132337596792832 |