A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Joana Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38894
Resumo: A presente dissertação visa analisar e compreender a natureza das interações entre a criança e o livro ilustrado contemporâneo, tendo como ponto de partida os estudos que abordam as diferentes definições de livro ilustrado e dos seus constituintes. Procuramos estudar e perceber os benefícios da relação destas obras com o público infantil, nomeadamente os efeitos terapêuticos que estes livros podem proporcionar em temáticas complexas e de abordagem sensível (tópicos tabu). Seguidamente, analisamos os dados recolhidos junto de um grupo de 25 crianças entre os sete e os oito anos de idade, a quem foi dado a conhecer o livro/protótipo pictórico ‘O Jardim’ de Tatyana Losik. A análise incidiu sobre as diferentes interpretações da estória feitas pelas crianças. A obra em causa foi selecionada por abordar uma problemática real e atual, o bullying. Esta investigação teve por base uma abordagem qualitativa, procurando ideias, opiniões e pensamentos subentendidos nas respostas aos questionários e na realização dos exercícios de ilustração aqui expostos. Por fim concluímos que as crianças fizeram reflexões acerca das ações das personagens, principalmente da protagonista, associando-as com as suas próprias vivências pessoais.
id RCAP_83db77346b3ff394e5006901977036a3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantisIlustraçãoComunicaçãoLiteratura InfantilA presente dissertação visa analisar e compreender a natureza das interações entre a criança e o livro ilustrado contemporâneo, tendo como ponto de partida os estudos que abordam as diferentes definições de livro ilustrado e dos seus constituintes. Procuramos estudar e perceber os benefícios da relação destas obras com o público infantil, nomeadamente os efeitos terapêuticos que estes livros podem proporcionar em temáticas complexas e de abordagem sensível (tópicos tabu). Seguidamente, analisamos os dados recolhidos junto de um grupo de 25 crianças entre os sete e os oito anos de idade, a quem foi dado a conhecer o livro/protótipo pictórico ‘O Jardim’ de Tatyana Losik. A análise incidiu sobre as diferentes interpretações da estória feitas pelas crianças. A obra em causa foi selecionada por abordar uma problemática real e atual, o bullying. Esta investigação teve por base uma abordagem qualitativa, procurando ideias, opiniões e pensamentos subentendidos nas respostas aos questionários e na realização dos exercícios de ilustração aqui expostos. Por fim concluímos que as crianças fizeram reflexões acerca das ações das personagens, principalmente da protagonista, associando-as com as suas próprias vivências pessoais.The present dissertation aims to analyze and understand the nature of interactions between the child and the contemporary picture book. We focused on studying and understanding the benefits of the relationship of these works with the children's audience, namely the therapeutic effects that these books can provide in complex and sensitive themes (such as taboo topics). Then, we analyzed the data collected from a group of 25 children between seven and eight years old, to whom the pictorial book/prototype ‘The Garden’ from Tatyana Losik was introduced. The analysis focused on the different interpretations of the story made by the children. This particular book was selected for addressing a real and current issue, which is the bullying. This investigation was based on a qualitative approach, searching for ideas, opinions and thoughts underlying the answers to the questionnaires and in carrying out the illustration exercises presented here. Finally, we concluded that the children reflected on the characters' actions, mainly of the protagonist, associating them with their own personal experiences.Silveira, PatríciaRepositório ComumGuerreiro, Joana Sofia dos Santos2022-01-18T13:49:14Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38894202886581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:37.422822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
title A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
spellingShingle A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
Guerreiro, Joana Sofia dos Santos
Ilustração
Comunicação
Literatura Infantil
title_short A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
title_full A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
title_fullStr A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
title_full_unstemmed A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
title_sort A perceção dos livros ilustrados pelos leitores infantis
author Guerreiro, Joana Sofia dos Santos
author_facet Guerreiro, Joana Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Patrícia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Joana Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração
Comunicação
Literatura Infantil
topic Ilustração
Comunicação
Literatura Infantil
description A presente dissertação visa analisar e compreender a natureza das interações entre a criança e o livro ilustrado contemporâneo, tendo como ponto de partida os estudos que abordam as diferentes definições de livro ilustrado e dos seus constituintes. Procuramos estudar e perceber os benefícios da relação destas obras com o público infantil, nomeadamente os efeitos terapêuticos que estes livros podem proporcionar em temáticas complexas e de abordagem sensível (tópicos tabu). Seguidamente, analisamos os dados recolhidos junto de um grupo de 25 crianças entre os sete e os oito anos de idade, a quem foi dado a conhecer o livro/protótipo pictórico ‘O Jardim’ de Tatyana Losik. A análise incidiu sobre as diferentes interpretações da estória feitas pelas crianças. A obra em causa foi selecionada por abordar uma problemática real e atual, o bullying. Esta investigação teve por base uma abordagem qualitativa, procurando ideias, opiniões e pensamentos subentendidos nas respostas aos questionários e na realização dos exercícios de ilustração aqui expostos. Por fim concluímos que as crianças fizeram reflexões acerca das ações das personagens, principalmente da protagonista, associando-as com as suas próprias vivências pessoais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-18T13:49:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38894
202886581
url http://hdl.handle.net/10400.26/38894
identifier_str_mv 202886581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003051380736