Melhoria do desempenho nas atividades de manutenção numa empresa do setor ferroviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hugo Duarte Meira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32237
Resumo: Nos últimos anos, por razões económicas, os governos têm optado pela utilização de comboios elétricos como principal meio de transporte ferroviário, em detrimento de outros tipos de comboios. Como tal, a crescente quantidade de infraestruturas de catenária criadas nos sistemas ferroviários é uma realidade sendo, portanto, imperativo que as atividades de manutenção dessa infraestrutura sejam realizadas, de modo a garantir a contínua circulação do comboio elétrico e a segurança do ser humano. Este trabalho foi desenvolvido na empresa Sacyr Neopul, inserido num projeto de manutenção e renovação da infraestrutura de catenária que esta se encontra a realizar em Dublin, na Irlanda. O principal objetivo deste projeto relaciona-se com a implementação de melhorias nas atividades de manutenção que a empresa se encontra a realizar, com o intuito de oferecer ao seu cliente um serviço de qualidade superior. Nesse sentido, depois de perceber o funcionamento de um sistema de catenária, as atividades de manutenção foram analisadas ao detalhe, sendo identificados posteriormente alguns problemas e oportunidades de melhoria. Alguns desses problemas foram identificados através da utilização do Diagrama de Pareto, que permitiu evidenciar que tipo de componentes da infraestrutura de catenária representam a maior parte das falhas na sua infraestrutura, sendo sugerido posteriormente a substituição de alguns desses mesmos componentes. Uma outra análise efetuada foi a do desempenho das atividades de manutenção até então realizadas e que culminou na decisão de criação de indicadores de desempenho, com o objetivo de a empresa passar a identificar mais facilmente se as suas atividades de manutenção se encontram a ser realizadas de forma eficiente ou não. Por fim, e através da observação direta dos trabalhos de manutenção e de conversas informais com alguns colaboradores, outro problema encontrado relacionava-se com o sistema de informação que esta utiliza para gerir as suas atividades, revelando-se este demasiado básico. Neste sentido, decidiu-se modelar, com recurso à linguagem UML, uma expansão do sistema atualmente utilizado, de forma a permitir à empresa, no futuro, gerir de forma mais eficiente as suas atividades de manutenção.
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O principal objetivo deste projeto relaciona-se com a implementação de melhorias nas atividades de manutenção que a empresa se encontra a realizar, com o intuito de oferecer ao seu cliente um serviço de qualidade superior. Nesse sentido, depois de perceber o funcionamento de um sistema de catenária, as atividades de manutenção foram analisadas ao detalhe, sendo identificados posteriormente alguns problemas e oportunidades de melhoria. Alguns desses problemas foram identificados através da utilização do Diagrama de Pareto, que permitiu evidenciar que tipo de componentes da infraestrutura de catenária representam a maior parte das falhas na sua infraestrutura, sendo sugerido posteriormente a substituição de alguns desses mesmos componentes. Uma outra análise efetuada foi a do desempenho das atividades de manutenção até então realizadas e que culminou na decisão de criação de indicadores de desempenho, com o objetivo de a empresa passar a identificar mais facilmente se as suas atividades de manutenção se encontram a ser realizadas de forma eficiente ou não. Por fim, e através da observação direta dos trabalhos de manutenção e de conversas informais com alguns colaboradores, outro problema encontrado relacionava-se com o sistema de informação que esta utiliza para gerir as suas atividades, revelando-se este demasiado básico. Neste sentido, decidiu-se modelar, com recurso à linguagem UML, uma expansão do sistema atualmente utilizado, de forma a permitir à empresa, no futuro, gerir de forma mais eficiente as suas atividades de manutenção.In recent years, for economic reasons, governments have opted for the use of electric trains as the main means of rail transport, to the detriment of other types of trains. As such, the increasing amount of catenary infrastructures created in railway systems is a reality, and it is therefore mandatory that maintenance activities are carried out on its infrastructure, to ensure the continuous movement of the electric train and the safety of the human being. This work was developed at Sacyr Neopul, in a project to maintain and renovate a catenary infrastructure that is taking place in Dublin, Ireland. The main objective of this project is related to the implementation of improvements in the maintenance activities that the company performs, in order to offer a superior quality service to its client. In this sense, after understanding the functioning of a catenary system, the maintenance activities were analysed in detail, and some problems and opportunities for improvement were later identified. Some of these problems were identified using the Pareto Diagram, which showed what type of components of the catenary infrastructure represented most of the failures in its infrastructure, and later it was suggested the replacement of some of these components. Another analysis was that of the performance of maintenance activities until that moment, which led to the decision of developing performance indicators that could help the company identify, more easily, whether its maintenance activities are being carried out efficiently. Finally, through direct observation of maintenance work and informal conversations with some employees, another problem was uncovered related to the information system that is used to manage its activities, and that it is too basic. It was then decided to model, using the UML language, an expansion of the system currently used, to allow the company, in the future, to manage its maintenance activities more efficiently.2021-09-28T10:21:34Z2021-07-22T00:00:00Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32237porPereira, Hugo Duarte Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:16Zoai:ria.ua.pt:10773/32237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:00.237544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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