Implementação de medidas corretivas e preventivas para diminuição do número de reclamações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20878 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular “DISEST” do Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Qualidade da empresa …, com uma duração de 8 meses. O objetivo deste trabalho foi estudar e implementar ações corretivas e preventivas de modo a diminuir as reclamações para valores inferiores a 0,5 %. Este trabalho foi desenvolvido, aplicando as ferramentas da qualidade referidas na norma ISO 9001:2015- Sistema e Gestão de Qualidade e técnicas pertencentes à metodologia Lean Thinking. Todo este trabalho tem como base o uso do ciclo PDCA, (Plan, Do, Check e Act) A partir da análise das reclamações, respetivo diagrama de Pareto, e das sessões de brainstorming realizadas nos vários departamentos da empresa, identificaram-se problemas. As situações identificadas foram submetidas a análise e, através de diagramas de Ishikawa, foi possível determinar as causas dos erros, nomeadamente o meio de trabalho menos organizado, entre outras. Medidas corretivas e preventivas foram analisadas e algumas implementadas tais como a aplicação da ferramenta 5S no Customer service, a recolha de amostras às 10 h, 11 h, 12 h e 14 h e a verificação das entradas realizadas no dia, como medidas corretivas e, como prevenção, introduzida a ferramenta 5S no Laboratório Químico, no escritório e no departamento Hardlines. Todas estas informações serviram como base para elaborar um Relatório A3. As reclamações de 7/01/2022 a 7/06/2022 foram levantadas e analisadas. Concluiu-se que houve uma redução para .. %, cerca de metade das reclamações para o mesmo período do ano anterior (.. %). Os erros referentes ao período de 2022, estavam relacionados com o erro denominado “……” (tipo 6), que representaram 58 % das .. reclamações recebidas. A partir da análise deste tipo de erro constatou-se que 66,7 % correspondem a situações relacionadas com transcrição de valores e de informações dos relatórios para as plataformas dos clientes, com as informações das ordens de trabalho. A este erro ainda não foi aplicado medida corretiva, sendo previsível que essa correção permita atingir os objetivos da empresa. Todos os outros erros foram mitigados. |
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Implementação de medidas corretivas e preventivas para diminuição do número de reclamaçõesReclamaçõesLean ThinkingDiagrama de ParetoBrainstormingDiagramas de IshikawaRelatório A35SPDCAComplaintsPareto DiagramIshikawa diagramA3 ReportO presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular “DISEST” do Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Qualidade da empresa …, com uma duração de 8 meses. O objetivo deste trabalho foi estudar e implementar ações corretivas e preventivas de modo a diminuir as reclamações para valores inferiores a 0,5 %. Este trabalho foi desenvolvido, aplicando as ferramentas da qualidade referidas na norma ISO 9001:2015- Sistema e Gestão de Qualidade e técnicas pertencentes à metodologia Lean Thinking. Todo este trabalho tem como base o uso do ciclo PDCA, (Plan, Do, Check e Act) A partir da análise das reclamações, respetivo diagrama de Pareto, e das sessões de brainstorming realizadas nos vários departamentos da empresa, identificaram-se problemas. As situações identificadas foram submetidas a análise e, através de diagramas de Ishikawa, foi possível determinar as causas dos erros, nomeadamente o meio de trabalho menos organizado, entre outras. Medidas corretivas e preventivas foram analisadas e algumas implementadas tais como a aplicação da ferramenta 5S no Customer service, a recolha de amostras às 10 h, 11 h, 12 h e 14 h e a verificação das entradas realizadas no dia, como medidas corretivas e, como prevenção, introduzida a ferramenta 5S no Laboratório Químico, no escritório e no departamento Hardlines. Todas estas informações serviram como base para elaborar um Relatório A3. As reclamações de 7/01/2022 a 7/06/2022 foram levantadas e analisadas. Concluiu-se que houve uma redução para .. %, cerca de metade das reclamações para o mesmo período do ano anterior (.. %). Os erros referentes ao período de 2022, estavam relacionados com o erro denominado “……” (tipo 6), que representaram 58 % das .. reclamações recebidas. A partir da análise deste tipo de erro constatou-se que 66,7 % correspondem a situações relacionadas com transcrição de valores e de informações dos relatórios para as plataformas dos clientes, com as informações das ordens de trabalho. A este erro ainda não foi aplicado medida corretiva, sendo previsível que essa correção permita atingir os objetivos da empresa. Todos os outros erros foram mitigados.The following work was made for the curricular unit “DISEST of the Master´s Degree in Chemical Engineer in Instituto Superior de Engenharia do Porto, as well in the Quality department of … with the duration of 8 months. The objective of this work was to study and implement the corrective and preventive actions to decrease the number of complaints to values below 0,5 %. This work was developed by using quality tools referenced in ISO 9001:2015- Sistema e Gestão de Qualidade and techniques that belongs to the Lean Thinking methodology. This work was based the use of the PDCA cycle (Plan, Do, Check and Act). From the analysis of the complaints, Pareto diagram and brainstorming’s sessions realized on several departments of the company, problems were identified. The identify situations were submitted for analysis and, using Ishikawa diagrams was possible to determine the causes of errors, in particular the less organized means of work, among others. Corrective and preventive actions were analysed, and some were implemented, such as the 5S tool in The Customer Service, the sample collection at 10h, 11h 12h, 14h, and the entry check up performed on the same day, as corrective actions and, as prevention was introduced the 5S tool in the Chemical Laboratory, in the office as well in the Hardlines department. All this information´s were the base to elaborate an A3 Report. The complaints of 7/01/2022 till 7/06/2022 were brought up and analysed. It concludes that there was a reduction to .. %, about as half of the complaints for the same period in the year before (.. %). The errors reference to the 2022 period, were connected to the “….” (type 6), that represented 58 % of the .. received complaints. From the analysis of this type of error it can be verified that 66,7 % correspond to transcription situations of values and information from the report to the client’s platforms, with information of work orders. Corrective action has not yet been applied to this error, being predictable that the correction allows the company to achieve their goals. All other errors were mitigated.Moreira, Maria Teresa Pereira de Oliva TelesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Sara Isabel Pereira da20222025-07-20T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20878TID:203058801porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:58.028008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular “DISEST” do Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Qualidade da empresa …, com uma duração de 8 meses. O objetivo deste trabalho foi estudar e implementar ações corretivas e preventivas de modo a diminuir as reclamações para valores inferiores a 0,5 %. Este trabalho foi desenvolvido, aplicando as ferramentas da qualidade referidas na norma ISO 9001:2015- Sistema e Gestão de Qualidade e técnicas pertencentes à metodologia Lean Thinking. Todo este trabalho tem como base o uso do ciclo PDCA, (Plan, Do, Check e Act) A partir da análise das reclamações, respetivo diagrama de Pareto, e das sessões de brainstorming realizadas nos vários departamentos da empresa, identificaram-se problemas. As situações identificadas foram submetidas a análise e, através de diagramas de Ishikawa, foi possível determinar as causas dos erros, nomeadamente o meio de trabalho menos organizado, entre outras. Medidas corretivas e preventivas foram analisadas e algumas implementadas tais como a aplicação da ferramenta 5S no Customer service, a recolha de amostras às 10 h, 11 h, 12 h e 14 h e a verificação das entradas realizadas no dia, como medidas corretivas e, como prevenção, introduzida a ferramenta 5S no Laboratório Químico, no escritório e no departamento Hardlines. Todas estas informações serviram como base para elaborar um Relatório A3. As reclamações de 7/01/2022 a 7/06/2022 foram levantadas e analisadas. Concluiu-se que houve uma redução para .. %, cerca de metade das reclamações para o mesmo período do ano anterior (.. %). Os erros referentes ao período de 2022, estavam relacionados com o erro denominado “……” (tipo 6), que representaram 58 % das .. reclamações recebidas. A partir da análise deste tipo de erro constatou-se que 66,7 % correspondem a situações relacionadas com transcrição de valores e de informações dos relatórios para as plataformas dos clientes, com as informações das ordens de trabalho. A este erro ainda não foi aplicado medida corretiva, sendo previsível que essa correção permita atingir os objetivos da empresa. Todos os outros erros foram mitigados. |
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