Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8257
Resumo: O presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos.
id RCAP_83ea45e384fe7bb85d5ca66c718cbda6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmenteCulturaDemocratização culturalComunicaçãoComunicação digitalDirecção-Geral das ArtesCultureCultural democratizationCommunicationDigital communicationO presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos.This research aims to contribute to the understanding of the importance of a proper management of the communication by the cultural organizations in Portugal, more specifically of public institutions, in order to encourage cultural practices by the Portuguese and to ensure cultural democratization in the country. The study has its starting point on the internship held in Direcção-Geral das Artes, where were analyzed the communication tools used by the institution, based on theoretical foundations articulated on the themes of culture and communication. We concluded that culture is taking and increasing centrality in Portuguese society, a fact that results from the diversity of artistic expressions and activities offered, the different modes of access and reception of cultural activities, the increase interest in leisure and cultural activities and the awareness by the public and private institutions that the cultural management results in various social benefits. As regards to the cultural practices of the Portuguese people they present very low values when compared with other European Union countries. These circumstances require an adequate reorganization of cultural policies, which cannot be limited to the provision of a diversified offer. To obtain cultural democratization we have to equate a proper dissemination of knowledge for all citizens.Ganito, CarlaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do2012-04-16T09:08:21Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:35:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:47.694942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
title Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
spellingShingle Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do
Cultura
Democratização cultural
Comunicação
Comunicação digital
Direcção-Geral das Artes
Culture
Cultural democratization
Communication
Digital communication
title_short Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
title_full Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
title_fullStr Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
title_full_unstemmed Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
title_sort Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
author Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do
author_facet Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ganito, Carla
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Democratização cultural
Comunicação
Comunicação digital
Direcção-Geral das Artes
Culture
Cultural democratization
Communication
Digital communication
topic Cultura
Democratização cultural
Comunicação
Comunicação digital
Direcção-Geral das Artes
Culture
Cultural democratization
Communication
Digital communication
description O presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-16T09:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8257
url http://hdl.handle.net/10400.14/8257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131748055908352