Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8257 |
Resumo: | O presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos. |
id |
RCAP_83ea45e384fe7bb85d5ca66c718cbda6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmenteCulturaDemocratização culturalComunicaçãoComunicação digitalDirecção-Geral das ArtesCultureCultural democratizationCommunicationDigital communicationO presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos.This research aims to contribute to the understanding of the importance of a proper management of the communication by the cultural organizations in Portugal, more specifically of public institutions, in order to encourage cultural practices by the Portuguese and to ensure cultural democratization in the country. The study has its starting point on the internship held in Direcção-Geral das Artes, where were analyzed the communication tools used by the institution, based on theoretical foundations articulated on the themes of culture and communication. We concluded that culture is taking and increasing centrality in Portuguese society, a fact that results from the diversity of artistic expressions and activities offered, the different modes of access and reception of cultural activities, the increase interest in leisure and cultural activities and the awareness by the public and private institutions that the cultural management results in various social benefits. As regards to the cultural practices of the Portuguese people they present very low values when compared with other European Union countries. These circumstances require an adequate reorganization of cultural policies, which cannot be limited to the provision of a diversified offer. To obtain cultural democratization we have to equate a proper dissemination of knowledge for all citizens.Ganito, CarlaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do2012-04-16T09:08:21Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:35:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:47.694942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
title |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
spellingShingle |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do Cultura Democratização cultural Comunicação Comunicação digital Direcção-Geral das Artes Culture Cultural democratization Communication Digital communication |
title_short |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
title_full |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
title_fullStr |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
title_full_unstemmed |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
title_sort |
Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente |
author |
Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do |
author_facet |
Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ganito, Carla Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Democratização cultural Comunicação Comunicação digital Direcção-Geral das Artes Culture Cultural democratization Communication Digital communication |
topic |
Cultura Democratização cultural Comunicação Comunicação digital Direcção-Geral das Artes Culture Cultural democratization Communication Digital communication |
description |
O presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-04-16T09:08:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/8257 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/8257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131748055908352 |