Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ochôa, Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Leonor Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238
Resumo: Após a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais.
id RCAP_83ef7bf94ecfcd4245553bdb76bf0f22
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académicoCocriaçãoEnvolvimento de alunosGestão do conhecimentoGestão de competênciasCriatividadeApós a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238/pdf_50Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOchôa, PaulaPinto, Leonor Gaspar2023-01-16T13:58:10Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:59.978882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
title Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
spellingShingle Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
Ochôa, Paula
Cocriação
Envolvimento de alunos
Gestão do conhecimento
Gestão de competências
Criatividade
title_short Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
title_full Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
title_fullStr Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
title_sort Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
author Ochôa, Paula
author_facet Ochôa, Paula
Pinto, Leonor Gaspar
author_role author
author2 Pinto, Leonor Gaspar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ochôa, Paula
Pinto, Leonor Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação
Envolvimento de alunos
Gestão do conhecimento
Gestão de competências
Criatividade
topic Cocriação
Envolvimento de alunos
Gestão do conhecimento
Gestão de competências
Criatividade
description Após a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238/pdf_50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130854391283712