Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238 |
Resumo: | Após a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais. |
id |
RCAP_83ef7bf94ecfcd4245553bdb76bf0f22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académicoCocriaçãoEnvolvimento de alunosGestão do conhecimentoGestão de competênciasCriatividadeApós a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238/pdf_50Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOchôa, PaulaPinto, Leonor Gaspar2023-01-16T13:58:10Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:59.978882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
title |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico Ochôa, Paula Cocriação Envolvimento de alunos Gestão do conhecimento Gestão de competências Criatividade |
title_short |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
title_full |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
title_sort |
Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico |
author |
Ochôa, Paula |
author_facet |
Ochôa, Paula Pinto, Leonor Gaspar |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Leonor Gaspar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ochôa, Paula Pinto, Leonor Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cocriação Envolvimento de alunos Gestão do conhecimento Gestão de competências Criatividade |
topic |
Cocriação Envolvimento de alunos Gestão do conhecimento Gestão de competências Criatividade |
description |
Após a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1238/pdf_50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130854391283712 |