Marcas enquanto indicadores de dinâmica competitiva: uma aplicação ao futebol português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Alexandre Lourenço da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15622
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de explorar a evolução dos clubes de futebol nacionais do primeiro escalão enquanto instituições inseridas numa realidade económica. Tratando-se de um sector em crescimento no que diz respeito à necessidade de investimento por parte das instituições é espectável que estas tendam a investir em outros sectores que não o desportivo de modo a gerar mais receitas. Foram estudadas as alterações nos clubes de futebol na perspetiva dos pedidos de marcas ao longo dos anos. A utilização das marcas neste estudo assenta na utilização deste indicador de inovação numa perspetiva competitiva, uma vez que o consideramos habilitado para mensurar e mapear processos de diferenciação. Foi assumido que através da criação de uma base de dados com informação de todas as marcas pedidas por clubes de futebol nacionais da Liga NOS na temporada 2016/2017 e análise da mesma, seria possível verificar a existência de dinâmicas competitivas entre os clubes, bem como recolher indícios de diferenciação, seja esta vertical e/ou horizontal. Através da análise da base de dados foi possível evidenciar que o sector do futebol português está em expansão no que se refere ao número de pedidos de marcas. Outro facto que a análise da base de dados permitiu observar foi que estamos perante uma troca de preferências, enquanto no início do período em análise os pedidos de marcas dizem respeito a produtos, ao longo do tempo evidencia-se a troca dessa preferência pelo sector dos serviços. A base de dados permitiu ainda estudar e mapear o fenómeno de internacionalização dos clubes portugueses. Após as análises focadas nos pedidos de marcas, a dissertação focou-se nos três maiores clubes nacionais que também são os que maior número de marcas pedidas têm, entenda-se por FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, analisando além dos pedidos de marcas a correlação entre estes e alguns indicadores financeiros.
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