Análise de uma campanha eleitoral autárquica : candidatura do PS à Câmara Municipal de Paredes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54973 |
Resumo: | Cidadão que aspire a ocupar um cargo electivo - só possível nos regimes democráticos - está obrigado a submeter-se ao juízo da opinião pública. Para passar a melhor imagem de si próprio tem que cumprir um conjunto de requisitos e traçar o plano que melhor se adapte à estratégia e à campanha de comunicação política definidas, para convencer os eleitores de que as suas propostas são as melhores. Um bom candidato deve mostrar que sabe responder às necessidades e anseios das pessoas e que é capaz de lhes proporcionar a qualidade de vida que aspiram. O tema escolhido para o nosso trabalho prende-se com o último acto eleitoral para os órgãos do poder local, realizado a 11 de Outubro de 2009. A nossa escolha recaiu sobre as eleições para o Município de Paredes e toda a análise visa a candidatura do Partido Socialista, liderada por Artur Penedos. Refira-se que todo o processo que conduziu às Eleições Autárquicas, em Paredes, foi bipolarizado e esteve envolto em constante polémica, com sucessivos ataques e contra-ataques ancorados na propaganda eleitoral e numa "campanha negra" desenvolvida pela candidatura que viu renovado o mandato. Importa saber, e é isso que sustentamos no nosso trabalho, de que forma se orientou a candidatura do PS, como definiu e organizou a sua campanha de comunicação política, os recursos de que dispôs, quais as técnicas colocadas ao serviço da campanha eleitoral e que tipo de estratégia eleitoral usou para vencer o acto eleitoral. Procurámos, ainda, na investigação que levámos a cabo, saber até que ponto a propaganda eleitoral e o papel desempenhado pelos meios de comunicação de massas influenciou a opinião pública, que efeitos produziu nos eleitores e, que candidaturas colheram benefícios eleitorais. |
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Análise de uma campanha eleitoral autárquica : candidatura do PS à Câmara Municipal de ParedesEleições autárquicas - Portugal - 2009PolíticaPropaganda política - PortugalCampanha eleitoral - Paredes (Portugal) - 2009Cidadão que aspire a ocupar um cargo electivo - só possível nos regimes democráticos - está obrigado a submeter-se ao juízo da opinião pública. Para passar a melhor imagem de si próprio tem que cumprir um conjunto de requisitos e traçar o plano que melhor se adapte à estratégia e à campanha de comunicação política definidas, para convencer os eleitores de que as suas propostas são as melhores. Um bom candidato deve mostrar que sabe responder às necessidades e anseios das pessoas e que é capaz de lhes proporcionar a qualidade de vida que aspiram. O tema escolhido para o nosso trabalho prende-se com o último acto eleitoral para os órgãos do poder local, realizado a 11 de Outubro de 2009. A nossa escolha recaiu sobre as eleições para o Município de Paredes e toda a análise visa a candidatura do Partido Socialista, liderada por Artur Penedos. Refira-se que todo o processo que conduziu às Eleições Autárquicas, em Paredes, foi bipolarizado e esteve envolto em constante polémica, com sucessivos ataques e contra-ataques ancorados na propaganda eleitoral e numa "campanha negra" desenvolvida pela candidatura que viu renovado o mandato. Importa saber, e é isso que sustentamos no nosso trabalho, de que forma se orientou a candidatura do PS, como definiu e organizou a sua campanha de comunicação política, os recursos de que dispôs, quais as técnicas colocadas ao serviço da campanha eleitoral e que tipo de estratégia eleitoral usou para vencer o acto eleitoral. Procurámos, ainda, na investigação que levámos a cabo, saber até que ponto a propaganda eleitoral e o papel desempenhado pelos meios de comunicação de massas influenciou a opinião pública, que efeitos produziu nos eleitores e, que candidaturas colheram benefícios eleitorais.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54973porCarvalho, Teresa de Jesus da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:41:14Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:45:41.635602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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