Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rodrigo Coelho Mira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25020
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo perceber se o desempenho organizacional das empresas pode ser afetado e otimizado pelos líderes da organização e se estes podem ter um impacto significativo para os seus subordinados se sentirem mais satisfeitos com o seu próprio trabalho remoto. Para este esse efeito, procurou-se fazer uma contextualização literária de cada conceito-chave, assim como, aprofundar a literatura no que concerne à liderança em contexto organizacional e relaciona-la com o teletrabalho; compreender a evolução dos conceitos e prática de teletrabalho, como resultado da pandemia SARS-CoV-2; identificar de que forma se pode gerir a satisfação no trabalho e teletrabalho e, finalmente; perceber de que forma se pode avaliar o desempenho organizacional assim como medi-lo numa organização. Desta forma, procurou-se analisar o efeito da liderança digital para as diferentes dimensões de desempenho organizacional encontradas na literatura assim como para a satisfação no teletrabalho. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online desenvolvido com base em vários estudos definidos na literatura e tendo-se obtido uma amostra de 112 participantes. Recorreu-se a ferramentas tais como o Software IBM Statistical Package for the Social Sciences 26 e Microsoft Excel para análise dos resultados, a fim de compreender as diferentes dimensões e as suas relações. Consequentemente, os resultados obtidos desmonstraram a existência de uma relação positiva e significativa entre liderança digital e desempenho organizacional e satisfação de teletrabalho assim como entre estes dois. Para além disso, existe também uma forte associação positiva entre os construtos. Sustentado na literatura, reconhece-se que a tendência futura será a continua exploração da temática de liderança digital e teletrabalho.
id RCAP_84072d9306374e7e5a2b8d5d53ee0475
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalhoLiderança digitalDesempenho organizacionalSatisfação no trabalhoTeletrabalhoDigital leadershipJob satisfaction and teleworkingOrganisational performanceGestãoO presente estudo tem como principal objetivo perceber se o desempenho organizacional das empresas pode ser afetado e otimizado pelos líderes da organização e se estes podem ter um impacto significativo para os seus subordinados se sentirem mais satisfeitos com o seu próprio trabalho remoto. Para este esse efeito, procurou-se fazer uma contextualização literária de cada conceito-chave, assim como, aprofundar a literatura no que concerne à liderança em contexto organizacional e relaciona-la com o teletrabalho; compreender a evolução dos conceitos e prática de teletrabalho, como resultado da pandemia SARS-CoV-2; identificar de que forma se pode gerir a satisfação no trabalho e teletrabalho e, finalmente; perceber de que forma se pode avaliar o desempenho organizacional assim como medi-lo numa organização. Desta forma, procurou-se analisar o efeito da liderança digital para as diferentes dimensões de desempenho organizacional encontradas na literatura assim como para a satisfação no teletrabalho. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online desenvolvido com base em vários estudos definidos na literatura e tendo-se obtido uma amostra de 112 participantes. Recorreu-se a ferramentas tais como o Software IBM Statistical Package for the Social Sciences 26 e Microsoft Excel para análise dos resultados, a fim de compreender as diferentes dimensões e as suas relações. Consequentemente, os resultados obtidos desmonstraram a existência de uma relação positiva e significativa entre liderança digital e desempenho organizacional e satisfação de teletrabalho assim como entre estes dois. Para além disso, existe também uma forte associação positiva entre os construtos. Sustentado na literatura, reconhece-se que a tendência futura será a continua exploração da temática de liderança digital e teletrabalho.The main aim of this study is to understand whether the organisational performanceof companies can be affected and optimised by organization’s leaders and whether they can have a significant impact on their subordinates feeling more satisfied with their own remote work. To this end, sought to provide a literary contextualisation of each key concept as well as to deepen the literature on leadership in an organisational context and relate it to teleworking; to understand the evolution of teleworking concepts and practice as a result of the SARS-CoV-2 pandemic; to identify how job satisfaction and teleworking can be managed and, finally; to understand how organisational performance can be assessed and measured in an organisation. In this way we sought to analyse the effect of digital leadership on the different dimensions of organisational performance found in the literature, as well as on teleworking satisfaction. To this end, a quantative methodology was used, using an online questionnaire developed by the author, on the basis of varius studies defined in the literature and obtaining a sample of 112 participants. Tools such as IBM Statistical Package for the Social Sciences 26 and Microsoft Excel were used to analyse the results to better understand the different dimensions and their relationships. Consequently, the results showed that there is a positive and significant relationship between digital leadership and organizational performance and teleworking satisfaction, as well as between these two. In addition, there are also positive associations between the constructs. Based on the literature, it is recognized that the future trend will be to continue exploring the subject of digital leadership and teleworking.Araújo, Manuel Salvador Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Rodrigo Coelho Mira2024-02-15T09:27:41Z2023-11-302023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25020TID:203529723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:19.744162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
title Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
spellingShingle Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
Gomes, Rodrigo Coelho Mira
Liderança digital
Desempenho organizacional
Satisfação no trabalho
Teletrabalho
Digital leadership
Job satisfaction and teleworking
Organisational performance
Gestão
title_short Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
title_full Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
title_fullStr Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
title_full_unstemmed Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
title_sort Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalho
author Gomes, Rodrigo Coelho Mira
author_facet Gomes, Rodrigo Coelho Mira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Manuel Salvador Gomes de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rodrigo Coelho Mira
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança digital
Desempenho organizacional
Satisfação no trabalho
Teletrabalho
Digital leadership
Job satisfaction and teleworking
Organisational performance
Gestão
topic Liderança digital
Desempenho organizacional
Satisfação no trabalho
Teletrabalho
Digital leadership
Job satisfaction and teleworking
Organisational performance
Gestão
description O presente estudo tem como principal objetivo perceber se o desempenho organizacional das empresas pode ser afetado e otimizado pelos líderes da organização e se estes podem ter um impacto significativo para os seus subordinados se sentirem mais satisfeitos com o seu próprio trabalho remoto. Para este esse efeito, procurou-se fazer uma contextualização literária de cada conceito-chave, assim como, aprofundar a literatura no que concerne à liderança em contexto organizacional e relaciona-la com o teletrabalho; compreender a evolução dos conceitos e prática de teletrabalho, como resultado da pandemia SARS-CoV-2; identificar de que forma se pode gerir a satisfação no trabalho e teletrabalho e, finalmente; perceber de que forma se pode avaliar o desempenho organizacional assim como medi-lo numa organização. Desta forma, procurou-se analisar o efeito da liderança digital para as diferentes dimensões de desempenho organizacional encontradas na literatura assim como para a satisfação no teletrabalho. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online desenvolvido com base em vários estudos definidos na literatura e tendo-se obtido uma amostra de 112 participantes. Recorreu-se a ferramentas tais como o Software IBM Statistical Package for the Social Sciences 26 e Microsoft Excel para análise dos resultados, a fim de compreender as diferentes dimensões e as suas relações. Consequentemente, os resultados obtidos desmonstraram a existência de uma relação positiva e significativa entre liderança digital e desempenho organizacional e satisfação de teletrabalho assim como entre estes dois. Para além disso, existe também uma forte associação positiva entre os construtos. Sustentado na literatura, reconhece-se que a tendência futura será a continua exploração da temática de liderança digital e teletrabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2023-11-30T00:00:00Z
2024-02-15T09:27:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25020
TID:203529723
url http://hdl.handle.net/10400.22/25020
identifier_str_mv TID:203529723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137443531718656