Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/929 |
Resumo: | Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global. |
id |
RCAP_840f58637d070700305bdc766be180b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/929 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o PlanetaEducação interculturalDiferenças culturaisInterdisciplinaridadeMulticulturalismoPerante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global.2009-03-23T10:23:42Z2013-05-20T13:59:12Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/929por0873-3600Sá, SusanaAndrade, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:31.336268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
title |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
spellingShingle |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta Sá, Susana Educação intercultural Diferenças culturais Interdisciplinaridade Multiculturalismo |
title_short |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
title_full |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
title_fullStr |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
title_full_unstemmed |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
title_sort |
Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta |
author |
Sá, Susana |
author_facet |
Sá, Susana Andrade, Ana Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Ana Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Susana Andrade, Ana Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Diferenças culturais Interdisciplinaridade Multiculturalismo |
topic |
Educação intercultural Diferenças culturais Interdisciplinaridade Multiculturalismo |
description |
Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2009-03-23T10:23:42Z 2013-05-20T13:59:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/929 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-3600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618441428992 |