Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Susana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/929
Resumo: Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global.
id RCAP_840f58637d070700305bdc766be180b5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o PlanetaEducação interculturalDiferenças culturaisInterdisciplinaridadeMulticulturalismoPerante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global.2009-03-23T10:23:42Z2013-05-20T13:59:12Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/929por0873-3600Sá, SusanaAndrade, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:31.336268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
title Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
spellingShingle Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
Sá, Susana
Educação intercultural
Diferenças culturais
Interdisciplinaridade
Multiculturalismo
title_short Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
title_full Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
title_fullStr Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
title_full_unstemmed Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
title_sort Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
author Sá, Susana
author_facet Sá, Susana
Andrade, Ana Isabel
author_role author
author2 Andrade, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Susana
Andrade, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Diferenças culturais
Interdisciplinaridade
Multiculturalismo
topic Educação intercultural
Diferenças culturais
Interdisciplinaridade
Multiculturalismo
description Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2009-03-23T10:23:42Z
2013-05-20T13:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/929
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-3600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131618441428992