Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ricardo Carreiro Folgado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23022
Resumo: A EGEO Solventes, assim como todas as empresas que partilham da sua atividade, depara-se com problemáticas relativas à estabilização de cor e à formação de odores em solventes recuperados/regenerados. O estágio descrito neste relatório teve como objetivo o estudo de possíveis soluções para as problemáticas enfrentadas pela EGEO Solventes, de forma a obter o máximo de rendimento e rentabilidade possível no seu processo. Para tal, orientou-se a parte experimental da problemática da cor, para métodos de doseamento de antioxidantes (tanto primários como secundários, ambos já testados no passado, sem resultados concretos). A deteção de picos desconhecidos em amostras com incremento de cor através de cromatografia gasosa e a comparação com o resultado de análises a solventes regenerados permitiram obter informações que poderão ser cruciais na resolução futura do problema. Quanto à problemática do odor, o principal objetivo foi a identificação de abordagens que permitissem tratar dois solventes recuperados em stock com odor intenso, rentabilizandoos de forma a obter proveito com o processo escolhido. Em ambas as problemáticas, é possível afirmar que os resultados foram considerados positivos. No âmbito da cor, embora a solução não tivesse sido totalmente definida, foram obtidas informações importantes que poderão vir a ser utilizadas em futuros estudos. Na temática do odor, em ambos os solventes de cheiro desagradável foi, por processos distintos para cada um dos solventes, encontrada uma possível solução que permitirá a rentabilização destes produtos. No caso do ECOSOLVE ISA seria utilizado um processo de esterificação de Fisher para transformar o álcool isoamílico em acetato de isoamila. Relativamente ao ECOSOLVE BTAC contaminado com ácido piválico, o processo a utilizar passaria por uma reação ácido-base utilizando ácido acético para a realização deste processo.
id RCAP_8411e4e133fbe4f6e013642af94f7b8d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regeneradosSolventeAntioxidanteRegeneraçãoRecuperaçãoEGEOTeor de corÍndice de acidezTeor de águaCromatografiaOdorBicarbonato de sódioÁcido-baseA EGEO Solventes, assim como todas as empresas que partilham da sua atividade, depara-se com problemáticas relativas à estabilização de cor e à formação de odores em solventes recuperados/regenerados. O estágio descrito neste relatório teve como objetivo o estudo de possíveis soluções para as problemáticas enfrentadas pela EGEO Solventes, de forma a obter o máximo de rendimento e rentabilidade possível no seu processo. Para tal, orientou-se a parte experimental da problemática da cor, para métodos de doseamento de antioxidantes (tanto primários como secundários, ambos já testados no passado, sem resultados concretos). A deteção de picos desconhecidos em amostras com incremento de cor através de cromatografia gasosa e a comparação com o resultado de análises a solventes regenerados permitiram obter informações que poderão ser cruciais na resolução futura do problema. Quanto à problemática do odor, o principal objetivo foi a identificação de abordagens que permitissem tratar dois solventes recuperados em stock com odor intenso, rentabilizandoos de forma a obter proveito com o processo escolhido. Em ambas as problemáticas, é possível afirmar que os resultados foram considerados positivos. No âmbito da cor, embora a solução não tivesse sido totalmente definida, foram obtidas informações importantes que poderão vir a ser utilizadas em futuros estudos. Na temática do odor, em ambos os solventes de cheiro desagradável foi, por processos distintos para cada um dos solventes, encontrada uma possível solução que permitirá a rentabilização destes produtos. No caso do ECOSOLVE ISA seria utilizado um processo de esterificação de Fisher para transformar o álcool isoamílico em acetato de isoamila. Relativamente ao ECOSOLVE BTAC contaminado com ácido piválico, o processo a utilizar passaria por uma reação ácido-base utilizando ácido acético para a realização deste processo.Pinheiro, Maria Nazaré Coelho MarquesCastro, Luís Miguel Moura Neves deRepositório ComumFernandes, Ricardo Carreiro Folgado2018-06-04T11:33:29Z20172017-10-27T00:00:00Z2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23022201924790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:04.995732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
title Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
spellingShingle Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
Fernandes, Ricardo Carreiro Folgado
Solvente
Antioxidante
Regeneração
Recuperação
EGEO
Teor de cor
Índice de acidez
Teor de água
Cromatografia
Odor
Bicarbonato de sódio
Ácido-base
title_short Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
title_full Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
title_fullStr Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
title_full_unstemmed Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
title_sort Controlo de parâmetros físico-químicos em solventes regenerados
author Fernandes, Ricardo Carreiro Folgado
author_facet Fernandes, Ricardo Carreiro Folgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Maria Nazaré Coelho Marques
Castro, Luís Miguel Moura Neves de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ricardo Carreiro Folgado
dc.subject.por.fl_str_mv Solvente
Antioxidante
Regeneração
Recuperação
EGEO
Teor de cor
Índice de acidez
Teor de água
Cromatografia
Odor
Bicarbonato de sódio
Ácido-base
topic Solvente
Antioxidante
Regeneração
Recuperação
EGEO
Teor de cor
Índice de acidez
Teor de água
Cromatografia
Odor
Bicarbonato de sódio
Ácido-base
description A EGEO Solventes, assim como todas as empresas que partilham da sua atividade, depara-se com problemáticas relativas à estabilização de cor e à formação de odores em solventes recuperados/regenerados. O estágio descrito neste relatório teve como objetivo o estudo de possíveis soluções para as problemáticas enfrentadas pela EGEO Solventes, de forma a obter o máximo de rendimento e rentabilidade possível no seu processo. Para tal, orientou-se a parte experimental da problemática da cor, para métodos de doseamento de antioxidantes (tanto primários como secundários, ambos já testados no passado, sem resultados concretos). A deteção de picos desconhecidos em amostras com incremento de cor através de cromatografia gasosa e a comparação com o resultado de análises a solventes regenerados permitiram obter informações que poderão ser cruciais na resolução futura do problema. Quanto à problemática do odor, o principal objetivo foi a identificação de abordagens que permitissem tratar dois solventes recuperados em stock com odor intenso, rentabilizandoos de forma a obter proveito com o processo escolhido. Em ambas as problemáticas, é possível afirmar que os resultados foram considerados positivos. No âmbito da cor, embora a solução não tivesse sido totalmente definida, foram obtidas informações importantes que poderão vir a ser utilizadas em futuros estudos. Na temática do odor, em ambos os solventes de cheiro desagradável foi, por processos distintos para cada um dos solventes, encontrada uma possível solução que permitirá a rentabilização destes produtos. No caso do ECOSOLVE ISA seria utilizado um processo de esterificação de Fisher para transformar o álcool isoamílico em acetato de isoamila. Relativamente ao ECOSOLVE BTAC contaminado com ácido piválico, o processo a utilizar passaria por uma reação ácido-base utilizando ácido acético para a realização deste processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-27T00:00:00Z
2017-10-27T00:00:00Z
2018-06-04T11:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23022
201924790
url http://hdl.handle.net/10400.26/23022
identifier_str_mv 201924790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025168994304