Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gea, Maria M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68991
Resumo: The study presented is aimed to evaluate prospective primary teacher knowledge to teach probability. The study included 62 prospective primary teachers, who were attending the 2nd year of the Bachelor's Degree in Basic Education at a University in Northern Portugal. The students were given two tasks to solve, with two questions each: in the first one, they should determine the probability of an event and in the second, they should find out the correctness or incorrectness of three student resolutions to the first question. Our results emphasize the poor performance of the students and the existence of several semiotic conflicts; the correct determination of probability, in the first question, was most often reflected in the correct classification of the students' resolutions in the second question.
id RCAP_8418b7eff8a49761d98f34b2fdeaa04f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidadesConocimiento de futuros profesores de primeros años escolares para enseñar probabilidadKnowledge of prospective primary teachers for the teaching of probabilityConnaissance des futurs enseignants des premières années d'école pour enseigner des probabilitésProspective teachersPrimary schoolKnowledge to teachingProbabilityFuturos profesoresPrimeros años escolaresConocimiento para la enseñanzaProbabilidadFuturos professoresPrimeiros anos escolaresConhecimento para ensinarProbabilidadesFuture enseignantPremières années d’écoleConnaissance pour l’enseignementProbabilitéCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesThe study presented is aimed to evaluate prospective primary teacher knowledge to teach probability. The study included 62 prospective primary teachers, who were attending the 2nd year of the Bachelor's Degree in Basic Education at a University in Northern Portugal. The students were given two tasks to solve, with two questions each: in the first one, they should determine the probability of an event and in the second, they should find out the correctness or incorrectness of three student resolutions to the first question. Our results emphasize the poor performance of the students and the existence of several semiotic conflicts; the correct determination of probability, in the first question, was most often reflected in the correct classification of the students' resolutions in the second question.El estudio que presentamos tiene como propósito evaluar el conocimiento de futuros profesores de educación primaria para enseñar probabilidad. Participaron en el estudio 62 estudiantes, futuros profesores de educación primaria, que cursaban el 2º año de Licenciatura en Educación Básica en una universidad del Norte de Portugal. Los estudiantes resolvieron dos tareas, con dos cuestiones cada una: en la primera, debían determinar la probabilidad de un evento y en la segunda, averiguar la corrección o incorrección de las resoluciones de tres estudiantes a la primera pregunta planteada. Entre los resultados obtenidos se muestra el bajo rendimiento de los estudiantes y la presencia de varios conflictos semióticos; la correcta determinación de la probabilidad, en la primera pregunta, se reflejó más a menudo en la clasificación correcta de las resoluciones de los estudiantes en la segunda cuestiónO estudo aqui apresentado teve por objetivo averiguar o conhecimento de futuros professores dos primeiros anos de escolaridade para ensinar probabilidades. Participaram no estudo 62 estudantes, futuros professores dos primeiros anos, que se encontravam a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do Norte de Portugal. Foram propostas duas tarefas para os estudantes resolverem, cada uma com duas questões: na primeira determina-se a probabilidade de um acontecimento e na segunda averigua-se a correção ou incorreção das resoluções de três alunos da mesma questão, que eram apresentadas no enunciado. Em termos de resultados, salienta-se o fraco desempenho dos estudantes e a existência de vários conflitos semióticos; a determinação correta da probabilidade, na primeira questão, repercutiu-se mais frequentemente na classificação correta das resoluções dos alunos na segunda questãoCette étude vise à évaluer les connaissances des futurs enseignants de l'enseignement primaire pour enseigner la probabilité. Ils ont participé à l'étude 62 étudiants, futurs enseignants dans les premières années, qui étaient en 2e année de baccalauréat en enseignement primaire à l'université dans le nord du Portugal. Les étudiants ont résolu deux tâches, chacune avec deux questions : premièrement, devrait déterminer la probabilité d'un événement et la deuxième question, vérifier la correction ou incorrection des résolutions de trois étudiants à la première question. Parmi les résultats sousperformant aux étudiants et la présence de plusieurs conflits sémiotiques; la détermination correcte de la probabilité, montrée dans la première question, il est plus souvent reflété dans la classification correcte des résolutions des élèves de la deuxième questionCIEd - Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho. FCT/MCTES-PT, EDU2013-41141-P (MEC), EDU2016-74848-P (AEI, FEDER). Grupo FQM126 (Junta de Andalucía)Sociedad Espanola Investigacion Educacion MatematicaUniversidade do MinhoFernandes, José AntónioGea, Maria M.2018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68991porGea, M. M., & Fernandes, J. A. (2018). Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades. Avances de investigación en educación matemática, (14), 15-30.2254-431310.35763/aiem.v0i14.213https://www.aiem.es/index.php/aiem/article/view/213info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:06.631811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
Conocimiento de futuros profesores de primeros años escolares para enseñar probabilidad
Knowledge of prospective primary teachers for the teaching of probability
Connaissance des futurs enseignants des premières années d'école pour enseigner des probabilités
title Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
spellingShingle Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
Fernandes, José António
Prospective teachers
Primary school
Knowledge to teaching
Probability
Futuros profesores
Primeros años escolares
Conocimiento para la enseñanza
Probabilidad
Futuros professores
Primeiros anos escolares
Conhecimento para ensinar
Probabilidades
Future enseignant
Premières années d’école
Connaissance pour l’enseignement
Probabilité
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
title_full Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
title_fullStr Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
title_full_unstemmed Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
title_sort Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Gea, Maria M.
author_role author
author2 Gea, Maria M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Gea, Maria M.
dc.subject.por.fl_str_mv Prospective teachers
Primary school
Knowledge to teaching
Probability
Futuros profesores
Primeros años escolares
Conocimiento para la enseñanza
Probabilidad
Futuros professores
Primeiros anos escolares
Conhecimento para ensinar
Probabilidades
Future enseignant
Premières années d’école
Connaissance pour l’enseignement
Probabilité
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Prospective teachers
Primary school
Knowledge to teaching
Probability
Futuros profesores
Primeros años escolares
Conocimiento para la enseñanza
Probabilidad
Futuros professores
Primeiros anos escolares
Conhecimento para ensinar
Probabilidades
Future enseignant
Premières années d’école
Connaissance pour l’enseignement
Probabilité
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description The study presented is aimed to evaluate prospective primary teacher knowledge to teach probability. The study included 62 prospective primary teachers, who were attending the 2nd year of the Bachelor's Degree in Basic Education at a University in Northern Portugal. The students were given two tasks to solve, with two questions each: in the first one, they should determine the probability of an event and in the second, they should find out the correctness or incorrectness of three student resolutions to the first question. Our results emphasize the poor performance of the students and the existence of several semiotic conflicts; the correct determination of probability, in the first question, was most often reflected in the correct classification of the students' resolutions in the second question.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11
2018-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68991
url http://hdl.handle.net/1822/68991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gea, M. M., & Fernandes, J. A. (2018). Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades. Avances de investigación en educación matemática, (14), 15-30.
2254-4313
10.35763/aiem.v0i14.213
https://www.aiem.es/index.php/aiem/article/view/213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedad Espanola Investigacion Educacion Matematica
publisher.none.fl_str_mv Sociedad Espanola Investigacion Educacion Matematica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132202239262720