Os riscos psicossociais nos tripulantes da aviação comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Ana Paula Matias Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11448
Resumo: Resumo Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (AESST, 2014.), os riscos psicossociais dizem respeito ao desenho do trabalho, à sua organização e gestão, assim como, aos contextos sociais e ambientais capazes de causar danos físicos, sociais ou psicológicos nos trabalhadores. A personalidade de cada um, o relacionamento interpessoal, assim como a gestão distinta das emoções e do tempo, faz com que haja diferentes perceções dos riscos psicossociais. Sabendo que a saúde e o bem-estar de todos são necessários para que as empresas tenham sucesso, é importante salvaguardar os riscos psicossociais nas empresas. Este estudo tem como finalidade identificar, a prevalecência de riscos psicossociais nos tripulantes de cabine de uma companhia aérea nacional, onde participaram 128 tripulantes. Há vários questionários para se estudar os riscos psicossociais nas organizações, neste trabalho foi utilizado o questionário Decore, que se baseia em quatro dimensões: o apoio organizacional, as exigências-cognitivas, o controlo e as recompensas. Estas dimensões foram cruzadas com os dados sociodemográficos para verificar a perceção dos trabalhadores sobre os riscos psicossociais. Concluímos que as mulheres tripulantes de cabine apresentam uma perceção de risco superior aos homens no apoio organizacional, nas recompensas e quando abordado o índice global de risco. Relativamente ao apoio organizacional, os tripulantes de cabine com um contrato de trabalho efetivo revelaram estar mais expostos a este risco do que os eventuais. Verificou-se também que há uma relação positiva entre o tempo na empresa e a perceção do controlo no trabalho, isto é, à medida que os participantes vão tendo mais tempo de empresa, a perceção que têm do controlo também aumenta.
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