Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Celestino Matondo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12157
Resumo: A presente dissertação tem como tema principal a interação entre a família e escola e fundamenta-se no envolvimento dos pais na vida escolar e da escola na vida da família, tendo a criança/aluno como intermediário. A família é considerada o núcleo social, ou seja, o primeiro espaço do desenvolvimento do processo educativo, é onde se inicia a socialização da criança, dando à escola a sua continuidade e complementaridade. A interação entre a família e a escola constitui o alicerce seguro para o sucesso escolar e social da criança. Quer a família, quer a escola influenciam no sucesso ou insucesso da criança. A identificação dos mecanismos capazes de incentivar e promover a convivência sadia entre ambas é cada vez mais necessária tendo em conta a sua implicação na vida da criança. O nosso trabalho cingiu-se propositadamente ao ensino primário, por ser um nível escolar onde a criança é totalmente dependente da família, o que reforça a necessidade do seu envolvimento. Os resultados obtidos através da aplicação de questionário, mostram a necessidade de implementar políticas e mecanismos que promovam a aproximação entre a família e escola e o impacto que esta interação tem no aproveitamento escolar do aluno. A busca pelos melhores caminhos deve constituir continuamente uma aposta dos profissionais e dos pais. Cabe à escola e à família assumirem as suas funções adequadamente e interagirem para garantir o sucesso escolar e o bem-estar do aluno; ### ABSTRACT: Family-School Interaction: A Comparative Study Between Public School and Private School The dissertation upon interaction between the family and school is based on parents envolved upon school life and the school of family’s life, loving a apupil as channel. The family as social unit, the finst space of development of educative process, begins a infant in group, where the school goes on and complete. The interaction between the family and to school is the solid base the school success and social of the child. Either as school or in the society. The identification of mechanism uptomotivate and developed possibilities betewn the family and the school as useful as it can appear considering implication on the child’s life. This work is based mainey upon the primany school where the child depends upon his own family, that is increases necessities of his participation. The results goes from the questionair shaus necessity of putting ways and mechanisms that may help to approximate the school and the family, and the impact of this interaction of a pupil’s beneficts. There are some difficulties between the two parts. But the search of must constitute a gool of professional and parents. As well as the school and the family accept a their functions and communicate to guaranty a school success and the pupil’s good future.
id RCAP_84338641bf9ea3a4a73763059a2ed39b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privadaInteração família-escolaEnsino e aprendizagemSucesso e insucesso escolarInteraction family-schoolTeaching and learningSchool success and unsucessA presente dissertação tem como tema principal a interação entre a família e escola e fundamenta-se no envolvimento dos pais na vida escolar e da escola na vida da família, tendo a criança/aluno como intermediário. A família é considerada o núcleo social, ou seja, o primeiro espaço do desenvolvimento do processo educativo, é onde se inicia a socialização da criança, dando à escola a sua continuidade e complementaridade. A interação entre a família e a escola constitui o alicerce seguro para o sucesso escolar e social da criança. Quer a família, quer a escola influenciam no sucesso ou insucesso da criança. A identificação dos mecanismos capazes de incentivar e promover a convivência sadia entre ambas é cada vez mais necessária tendo em conta a sua implicação na vida da criança. O nosso trabalho cingiu-se propositadamente ao ensino primário, por ser um nível escolar onde a criança é totalmente dependente da família, o que reforça a necessidade do seu envolvimento. Os resultados obtidos através da aplicação de questionário, mostram a necessidade de implementar políticas e mecanismos que promovam a aproximação entre a família e escola e o impacto que esta interação tem no aproveitamento escolar do aluno. A busca pelos melhores caminhos deve constituir continuamente uma aposta dos profissionais e dos pais. Cabe à escola e à família assumirem as suas funções adequadamente e interagirem para garantir o sucesso escolar e o bem-estar do aluno; ### ABSTRACT: Family-School Interaction: A Comparative Study Between Public School and Private School The dissertation upon interaction between the family and school is based on parents envolved upon school life and the school of family’s life, loving a apupil as channel. The family as social unit, the finst space of development of educative process, begins a infant in group, where the school goes on and complete. The interaction between the family and to school is the solid base the school success and social of the child. Either as school or in the society. The identification of mechanism uptomotivate and developed possibilities betewn the family and the school as useful as it can appear considering implication on the child’s life. This work is based mainey upon the primany school where the child depends upon his own family, that is increases necessities of his participation. The results goes from the questionair shaus necessity of putting ways and mechanisms that may help to approximate the school and the family, and the impact of this interaction of a pupil’s beneficts. There are some difficulties between the two parts. But the search of must constitute a gool of professional and parents. As well as the school and the family accept a their functions and communicate to guaranty a school success and the pupil’s good future.Universidade de Évora2014-12-30T12:14:07Z2014-12-302014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12157http://hdl.handle.net/10174/12157TID:201235455porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocelestinomatondolopes@yahoo.com.br229Lopes, Celestino Matondoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:32.834242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
title Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
spellingShingle Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
Lopes, Celestino Matondo
Interação família-escola
Ensino e aprendizagem
Sucesso e insucesso escolar
Interaction family-school
Teaching and learning
School success and unsucess
title_short Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
title_full Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
title_fullStr Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
title_full_unstemmed Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
title_sort Interação família - escola: estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada
author Lopes, Celestino Matondo
author_facet Lopes, Celestino Matondo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Celestino Matondo
dc.subject.por.fl_str_mv Interação família-escola
Ensino e aprendizagem
Sucesso e insucesso escolar
Interaction family-school
Teaching and learning
School success and unsucess
topic Interação família-escola
Ensino e aprendizagem
Sucesso e insucesso escolar
Interaction family-school
Teaching and learning
School success and unsucess
description A presente dissertação tem como tema principal a interação entre a família e escola e fundamenta-se no envolvimento dos pais na vida escolar e da escola na vida da família, tendo a criança/aluno como intermediário. A família é considerada o núcleo social, ou seja, o primeiro espaço do desenvolvimento do processo educativo, é onde se inicia a socialização da criança, dando à escola a sua continuidade e complementaridade. A interação entre a família e a escola constitui o alicerce seguro para o sucesso escolar e social da criança. Quer a família, quer a escola influenciam no sucesso ou insucesso da criança. A identificação dos mecanismos capazes de incentivar e promover a convivência sadia entre ambas é cada vez mais necessária tendo em conta a sua implicação na vida da criança. O nosso trabalho cingiu-se propositadamente ao ensino primário, por ser um nível escolar onde a criança é totalmente dependente da família, o que reforça a necessidade do seu envolvimento. Os resultados obtidos através da aplicação de questionário, mostram a necessidade de implementar políticas e mecanismos que promovam a aproximação entre a família e escola e o impacto que esta interação tem no aproveitamento escolar do aluno. A busca pelos melhores caminhos deve constituir continuamente uma aposta dos profissionais e dos pais. Cabe à escola e à família assumirem as suas funções adequadamente e interagirem para garantir o sucesso escolar e o bem-estar do aluno; ### ABSTRACT: Family-School Interaction: A Comparative Study Between Public School and Private School The dissertation upon interaction between the family and school is based on parents envolved upon school life and the school of family’s life, loving a apupil as channel. The family as social unit, the finst space of development of educative process, begins a infant in group, where the school goes on and complete. The interaction between the family and to school is the solid base the school success and social of the child. Either as school or in the society. The identification of mechanism uptomotivate and developed possibilities betewn the family and the school as useful as it can appear considering implication on the child’s life. This work is based mainey upon the primany school where the child depends upon his own family, that is increases necessities of his participation. The results goes from the questionair shaus necessity of putting ways and mechanisms that may help to approximate the school and the family, and the impact of this interaction of a pupil’s beneficts. There are some difficulties between the two parts. But the search of must constitute a gool of professional and parents. As well as the school and the family accept a their functions and communicate to guaranty a school success and the pupil’s good future.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T12:14:07Z
2014-12-30
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12157
http://hdl.handle.net/10174/12157
TID:201235455
url http://hdl.handle.net/10174/12157
identifier_str_mv TID:201235455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
celestinomatondolopes@yahoo.com.br
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540728754176