Desporto Escolar – Uma possível estratégia no combate ao Insucesso Escolar: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, José António Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/680
Resumo: O presente trabalho insere-se num estudo de casos, com o principal objectivo de investigar a influência que o desporto escolar exerce sobre o percurso escolar dos alunos, perceber se pode ser uma ferramenta a utilizar no combate ao insucesso escolar. O instrumento de pesquisa utilizado foi o inquérito por questionário. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola do concelho de Bragança, Escola Secundária Miguel Torga, particularmente incidindo sobre os alunos que participaram no projecto do desporto escolar, no ano lectivo 2009/2010. O questionário era constituído por questões sobre o percurso escolar dos alunos, questões sobre o interesse dos alunos no desporto escolar e finalmente 9 questões em que pedíamos que os alunos relacionassem a influência da sua participação no desporto escolar, com a sua integração na escola e os seus resultados escolares. Através da análise descritiva dos dados, percebeu-se que a correlação positiva entre o desporto escolar e o sucesso escolar, na perspectiva dos alunos, é muito mais visível no que toca à componente da socialização (aprendi regras…) do que na componente da instrução (consigo compreender melhor….). Como principais conclusões podemos dizer que prática desportiva praticada na escola, através do desporto escolar, tem resultados positivos na inserção dos alunos na escola e nos resultados que estes mesmos alunos obtêm no seu percurso escolar. Contudo também se destaca que apesar de o Ministério da Educação assumir a importância do desporto escolar, ainda não foram criadas as condições necessárias para que este seja um sucesso, e o facto de os 31 alunos abordados neste estudo representarem apenas 3,9% da população desta escola é mais um indicador disso mesmo.
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