Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toldy, Teresa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jólluskin, Gloria, Silva, Isabel, Meneses, Rute
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1037
Resumo: O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade.
id RCAP_84366a6add0eb25e00db0cdd1a7fef6c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão ComunitáriaEducação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão ComunitáriaEducação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão ComunitáriaEducação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão ComunitáriaArtigo de fundoO objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade.The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade.The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1037por2182-29130873-819XToldy, TeresaJólluskin, GloriaSilva, IsabelMeneses, Ruteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:35:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:23.862051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
title Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
spellingShingle Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
Toldy, Teresa
Artigo de fundo
title_short Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
title_full Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
title_fullStr Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
title_full_unstemmed Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
title_sort Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências de Extensão Comunitária
author Toldy, Teresa
author_facet Toldy, Teresa
Jólluskin, Gloria
Silva, Isabel
Meneses, Rute
author_role author
author2 Jólluskin, Gloria
Silva, Isabel
Meneses, Rute
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toldy, Teresa
Jólluskin, Gloria
Silva, Isabel
Meneses, Rute
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo de fundo
topic Artigo de fundo
description O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1037
url https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2913
0873-819X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130469613174784