HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10843 |
Resumo: | Este artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas. |
id |
RCAP_8444794b51a974f7f9fdef75b14f51ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10843 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVAArtigosEste artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10843por1646-2335Machado, Daniela DottoBellochio, Claudia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.986678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
title |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
spellingShingle |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA Machado, Daniela Dotto Artigos |
title_short |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
title_full |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
title_fullStr |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
title_sort |
HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA |
author |
Machado, Daniela Dotto |
author_facet |
Machado, Daniela Dotto Bellochio, Claudia Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Bellochio, Claudia Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daniela Dotto Bellochio, Claudia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.10843 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.10843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553767845855232 |