HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daniela Dotto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bellochio, Claudia Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.10843
Resumo: Este artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas.
id RCAP_8444794b51a974f7f9fdef75b14f51ba
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVAArtigosEste artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10843por1646-2335Machado, Daniela DottoBellochio, Claudia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.986678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
title HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
spellingShingle HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
Machado, Daniela Dotto
Artigos
title_short HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
title_full HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
title_fullStr HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
title_full_unstemmed HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
title_sort HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
author Machado, Daniela Dotto
author_facet Machado, Daniela Dotto
Bellochio, Claudia Ribeiro
author_role author
author2 Bellochio, Claudia Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daniela Dotto
Bellochio, Claudia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.10843
url https://doi.org/10.25755/int.10843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553767845855232