Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cátia Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2308
Resumo: Os Profissionais da Educação são preparados para ensinar crianças, para as ajudar, para fazer do mundo delas um pouco melhor, para as preparar para o futuro, para abrir horizontes e para que elas façam toda a diferença, no seu próprio mundo e no mundo que partilham com os restantes. E as crianças que apresentam Necessidades Educativas Especiais? Como é que os Profissionais da Educação podem incluí-las neste processo? Neste sentido, o presente relatório de estágio pretende dar conta de como é feita a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, com suporte nos referentes teóricos que expõem a definição de inclusão, como deve ser feita e quais as suas repercussões no desenvolvimento destas crianças. Assim, como metodologia empírica adotada, foram realizadas quatro entrevistas a Profissionais de Educação, com o objetivo de nos ajudar a compreender melhor o processo de inclusão realizado nas escolas e elucidar sobre este tema para conseguirmos fazer a diferença na educação destas crianças.
id RCAP_84507245c76c514c903f9926db338a12
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino básico 1º CicloNecessidades especiaisInclusãoOs Profissionais da Educação são preparados para ensinar crianças, para as ajudar, para fazer do mundo delas um pouco melhor, para as preparar para o futuro, para abrir horizontes e para que elas façam toda a diferença, no seu próprio mundo e no mundo que partilham com os restantes. E as crianças que apresentam Necessidades Educativas Especiais? Como é que os Profissionais da Educação podem incluí-las neste processo? Neste sentido, o presente relatório de estágio pretende dar conta de como é feita a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, com suporte nos referentes teóricos que expõem a definição de inclusão, como deve ser feita e quais as suas repercussões no desenvolvimento destas crianças. Assim, como metodologia empírica adotada, foram realizadas quatro entrevistas a Profissionais de Educação, com o objetivo de nos ajudar a compreender melhor o processo de inclusão realizado nas escolas e elucidar sobre este tema para conseguirmos fazer a diferença na educação destas crianças.The Education Professionals are prepared to teach children, to help them, to make their world a little better, to prepare them for the future, to open horizons and they make all the difference in their own world and the world to share with others. And children who have Special Educational Needs? How the Education Professionals can include them in the process? In this sense, this report of stage intends to give an account of how the inclusion of children with Special Education Needs is made, supporting the related theoretical who exposes the definition of inclusion, how it should be done and their impact on the development of these children. As well as empirical methodology, four interviews were conducted to Education Professionals, in order to help us better understand the process of inclusion held in schools and elucidate on the subject to succeed in making a difference in the education of these children.2016-04-13T11:06:09Z2016-04-11T00:00:00Z2016-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2308TID:201119439porPereira, Cátia Sofia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:09.500805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
title Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
spellingShingle Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
Pereira, Cátia Sofia Ferreira
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Necessidades especiais
Inclusão
title_short Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_full Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_fullStr Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_sort Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais pelos profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico
author Pereira, Cátia Sofia Ferreira
author_facet Pereira, Cátia Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cátia Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Necessidades especiais
Inclusão
topic Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Necessidades especiais
Inclusão
description Os Profissionais da Educação são preparados para ensinar crianças, para as ajudar, para fazer do mundo delas um pouco melhor, para as preparar para o futuro, para abrir horizontes e para que elas façam toda a diferença, no seu próprio mundo e no mundo que partilham com os restantes. E as crianças que apresentam Necessidades Educativas Especiais? Como é que os Profissionais da Educação podem incluí-las neste processo? Neste sentido, o presente relatório de estágio pretende dar conta de como é feita a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, com suporte nos referentes teóricos que expõem a definição de inclusão, como deve ser feita e quais as suas repercussões no desenvolvimento destas crianças. Assim, como metodologia empírica adotada, foram realizadas quatro entrevistas a Profissionais de Educação, com o objetivo de nos ajudar a compreender melhor o processo de inclusão realizado nas escolas e elucidar sobre este tema para conseguirmos fazer a diferença na educação destas crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-13T11:06:09Z
2016-04-11T00:00:00Z
2016-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2308
TID:201119439
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2308
identifier_str_mv TID:201119439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625285484544