Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47110 |
Resumo: | O desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil. |
id |
RCAP_8456fd510160f09ccaa2bc75ef7b4c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portosBrasilCabotagemUnião EuropeiaEstados UnidosPortoModaisO desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil.Martins, Eduardo SilvaRepositório ComumFerreira, Enildo Moreira2023-10-06T11:29:54Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47110TID:203361806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T12:13:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:04.309201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
title |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
spellingShingle |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos Ferreira, Enildo Moreira Brasil Cabotagem União Europeia Estados Unidos Porto Modais |
title_short |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
title_full |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
title_fullStr |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
title_sort |
Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos |
author |
Ferreira, Enildo Moreira |
author_facet |
Ferreira, Enildo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Eduardo Silva Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Enildo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil Cabotagem União Europeia Estados Unidos Porto Modais |
topic |
Brasil Cabotagem União Europeia Estados Unidos Porto Modais |
description |
O desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-24 2015-06-24T00:00:00Z 2023-10-06T11:29:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47110 TID:203361806 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47110 |
identifier_str_mv |
TID:203361806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133606221709312 |