Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Enildo Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47110
Resumo: O desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil.
id RCAP_8456fd510160f09ccaa2bc75ef7b4c62
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portosBrasilCabotagemUnião EuropeiaEstados UnidosPortoModaisO desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil.Martins, Eduardo SilvaRepositório ComumFerreira, Enildo Moreira2023-10-06T11:29:54Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47110TID:203361806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T12:13:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:04.309201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
title Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
spellingShingle Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
Ferreira, Enildo Moreira
Brasil
Cabotagem
União Europeia
Estados Unidos
Porto
Modais
title_short Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
title_full Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
title_fullStr Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
title_full_unstemmed Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
title_sort Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portos
author Ferreira, Enildo Moreira
author_facet Ferreira, Enildo Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Eduardo Silva
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Enildo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Cabotagem
União Europeia
Estados Unidos
Porto
Modais
topic Brasil
Cabotagem
União Europeia
Estados Unidos
Porto
Modais
description O desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
2015-06-24T00:00:00Z
2023-10-06T11:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47110
TID:203361806
url http://hdl.handle.net/10400.26/47110
identifier_str_mv TID:203361806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133606221709312