Censura ao cinema no marcelismo e tardo-franquismo: uma perspectiva comparada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56081 |
Resumo: | O objectivo deste artigo é comparar os sistemas de censura ao cinema, em Portugal e Espanha, no final de ambas as ditaduras (1968-1974). Quais as diferenças e semelhanças entre os regimes políticos e culturais no que respeita aos mecanismos de censura ao cinema? Quais os critérios que regiam as respectivas comissões de censura nos anos referidos? Verificou-se uma maior abertura ou, pelo contrário, um controlo mais apertado sobre o que era censurado ou não? Estas são perguntas às quais este artigo propõe encontrar possíveis respostas, baseando-se na análise e divulgação dos processos de censura aos filmes que se encontram nos Arquivos Nacionais de ambos os países. As respostas às perguntas elencadas permitem perceber que existem mais semelhanças do que diferenças no que respeita à censura ao cinema, notando-se em ambos os países ibéricos uma aleatoriedade nos critérios e um reforço da censura nestes últimos anos. Este artigo faz parte do dossier temático Censura ao cinema nas ditaduras ibéricas, organizado por Ana Bela Morais. |
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Censura ao cinema no marcelismo e tardo-franquismo: uma perspectiva comparadaCensorship of Cinema in Marcelism and Late Francoism: A Comparative PerspectiveLa censure du cinéma dans le marcelisme et le franquisme tardif: une perspective comparativePortugalEspanhaDitadurasControlo do estadoO objectivo deste artigo é comparar os sistemas de censura ao cinema, em Portugal e Espanha, no final de ambas as ditaduras (1968-1974). Quais as diferenças e semelhanças entre os regimes políticos e culturais no que respeita aos mecanismos de censura ao cinema? Quais os critérios que regiam as respectivas comissões de censura nos anos referidos? Verificou-se uma maior abertura ou, pelo contrário, um controlo mais apertado sobre o que era censurado ou não? Estas são perguntas às quais este artigo propõe encontrar possíveis respostas, baseando-se na análise e divulgação dos processos de censura aos filmes que se encontram nos Arquivos Nacionais de ambos os países. As respostas às perguntas elencadas permitem perceber que existem mais semelhanças do que diferenças no que respeita à censura ao cinema, notando-se em ambos os países ibéricos uma aleatoriedade nos critérios e um reforço da censura nestes últimos anos. Este artigo faz parte do dossier temático Censura ao cinema nas ditaduras ibéricas, organizado por Ana Bela Morais.Ler História - Associação de Actividade CientíficaRepositório da Universidade de LisboaBela Morais, Ana2023-01-31T14:18:38Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56081porAna Bela Morais, «Censura ao cinema no marcelismo e tardo-franquismo: uma perspectiva comparada», Ler História, 79 | 2021, 63-84.https://doi.org/10.4000/lerhistoria.90722183-7791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:07.467773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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