Educar para a cidadania no 1º ciclo do ensino básico: uma intervenção transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coiteiro, Mónica Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30721
Resumo: O presente relatório de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo e análise de resultados retirados das minhas práticas de intervenção num estágio de 10 semanas numa turma de 3º ano. Este estudo teve como objetivo a educação para a cidadania através de intervenção transdisciplinar, para que esta área fosse trabalhada articuladamente com as várias áreas disciplinares.A metodologia a que recorri foi a investigação-ação, usando como técnicas de recolha de dados a observação participante, o inquérito por questionário e análise documental, que foram essenciais para obter dados mais completos. Com o decorrer da intervenção, a capacidade de argumentação e de mobilização de conhecimentos transmitidos ao longo das várias atividades inerentes ao projeto pedagógico foi crescendo semanalmente e isso refletiu-se nos Conselhos de Turma.
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