O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Joana Rita Bandeira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2489
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_b15a83cf805d93755e3c5b52911a46d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadaniaTrabalho de projetoDemocraciaCidadaniaMateraciaProject workDemocracyCitizenshipMathemacyDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoO presente estudo visa contribuir para uma maior compreensão acerca da natureza do trabalho de projeto, dos pressupostos que lhe subjazem e para uma análise das capacidades matemáticas e competências democráticas que são desenvolvidas ao trabalhar de uma forma integrada. Para isso definimos as seguintes questões de investigação: i) Como se desenvolve um trabalho de projeto que seja significativo para os alunos do 1º Ciclo?; ii) Como é que os alunos desenvolvem a sua competência matemática através do trabalho de projeto?; iii) Por quê escolher o trabalho de projeto para trabalhar os valores democráticos? Trata-se de um estudo exploratório que se insere na abordagem qualitativa, uma vez que pretendíamos analisar uma realidade complexa com especial enfoque nos processos e nos significados dos alunos. A recolha de dados foi feita numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado de Lisboa, ao longo de catorze sessões de trabalho, utilizando como técnicas a observação participante com registo áudio e vídeo que incidiu especialmente num grupo de quatro alunas. A análise de dados foi feita com base em categorias de análise emergentes das questões em estudo em estreita relação com o quadro teórico construído. Os resultados apresentados sugerem o desenvolvimento, nas alunas, do sentido de número, ao envolverem-se em problemas autênticos da sua vida real, e de uma competência crítica na compreensão do uso social da Matemática. Ao longo da análise de dados, notámos uma evidente relação entre o trabalho de projeto e a competência matemática uma vez que o saber em uso foi emergindo em estreita ligação ao quotidiano das alunas. A estruturação do trabalho, de acordo com as etapas do trabalho de projeto, contribuiu fortemente para o desenvolvimento desta relação. Verificámos um evidente desenvolvimento da cidadania ao longo do trabalho, ligado à estruturação do ambiente de aprendizagem, ao trabalho de grupo e à ligação do conhecimento matemático em uso com o quotidiano das alunas. - Abstract The present study aims to contribute to a further understanding about the nature of project work, its assumptions and to analyze the mathematical skills and democratic competences that are improved while working in an integrated way. For that we have established the following research questions: i) How can we develop a project that is meaningful for the elementary school students?; ii) How can the students develop their mathematical competence while working in projects); iii) Why choose projects to develop democratic values? This is an exploratory study that follows the qualitative approach, once that we aim to analyze a complex reality with special emphasis on the processes and student meanings. The data collection was made in a 3rd grade elementary class in a private school, in Lisbon, during fourteen work sessions. As techniques we used participant observation with video and audio recording. The data analysis was based on analytic categories, emerging from the study questions, in strict relation with the theoretical frame that was built. The results suggest a development of the number sense in the students, while involved in authentic real life problems and a critical competence in the understanding of the social use of mathematics. Through the data analysis we have noticed a strong relation between the project work and the mathematic competence once the knowledge in use was emerging connected to the students’ daily life. The work, structured according to the project work stages, , has strongly contributed to the development of this relation. We have identified an evident development of citizenship, through this work, connected do the learning environment structure, to the teamwork and to the connection of the mathematic knowledge in use with the students daily life.Rodrigues, MargaridaRCIPLConceição, Joana Rita Bandeira da2013-05-13T15:51:15Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:16.008672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
title O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
spellingShingle O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
Conceição, Joana Rita Bandeira da
Trabalho de projeto
Democracia
Cidadania
Materacia
Project work
Democracy
Citizenship
Mathemacy
title_short O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
title_full O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
title_fullStr O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
title_full_unstemmed O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
title_sort O trabalho de projeto no desenvolvimento da cidadania
author Conceição, Joana Rita Bandeira da
author_facet Conceição, Joana Rita Bandeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Joana Rita Bandeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de projeto
Democracia
Cidadania
Materacia
Project work
Democracy
Citizenship
Mathemacy
topic Trabalho de projeto
Democracia
Cidadania
Materacia
Project work
Democracy
Citizenship
Mathemacy
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-13T15:51:15Z
2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2489
url http://hdl.handle.net/10400.21/2489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133377568178176