A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.27802 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo perceber que compreensão revelam os alunos do 5.º ano das diferentes representações simbólicas dos números racionais e da conversão entre elas, antes e após a realização de uma experiência de ensino que valoriza o uso de modelos geométricos. Os participantes são quatro alunos de uma turma e, para a recolha de dados, foram usados dois testes – inicial e final –, complementados com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados indicam que, antes da experiência de ensino, os alunos tinham um conhecimento limitado das diferentes formas de representar simbolicamente números racionais e da conversão entre elas, que faziam procedimentalmente, ou seja, aplicando os respetivos algoritmos. Apenas mostravam mais familiaridade com a representação em fração. Após a experiência de ensino, estes alunos mostraram conhecimento das representações em fração, numeral decimal e percentagem e passaram a fazer conversões entre elas evidenciando compreensão concetual. O uso de modelos parece ter contribuído para o desenvolvimento das compreensões referidas. |
id |
RCAP_846e6bd72603766618181e6c55588566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27802 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representaçõesA aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representaçõesArtigosEste estudo tem como objetivo perceber que compreensão revelam os alunos do 5.º ano das diferentes representações simbólicas dos números racionais e da conversão entre elas, antes e após a realização de uma experiência de ensino que valoriza o uso de modelos geométricos. Os participantes são quatro alunos de uma turma e, para a recolha de dados, foram usados dois testes – inicial e final –, complementados com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados indicam que, antes da experiência de ensino, os alunos tinham um conhecimento limitado das diferentes formas de representar simbolicamente números racionais e da conversão entre elas, que faziam procedimentalmente, ou seja, aplicando os respetivos algoritmos. Apenas mostravam mais familiaridade com a representação em fração. Após a experiência de ensino, estes alunos mostraram conhecimento das representações em fração, numeral decimal e percentagem e passaram a fazer conversões entre elas evidenciando compreensão concetual. O uso de modelos parece ter contribuído para o desenvolvimento das compreensões referidas.This study aims to understand grade 5 students’ understanding of the different rational number representations and the conversion between them, before and after a teaching experiment. The participants are four students from a class, and, for data collection, two tests were used – pre-test and post-test –, complemented with individual semi-structured interviews. The results indicate that, before the teaching experiment, students had limited knowledge of rational number symbolic representations and the conversion between them, which they did procedurally. They just showed more familiarity with the fraction representation. After the teaching experiment, these students showed knowledge about fractions, decimals and percents and started to make conversions between them with conceptual understanding. The use of models seems to have contributed to the development of these concepts.APM - Associação de Professores de Matemática2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.27802por2183-28380872-3915Graça, Sofia IsabelPonte, João PedroGuerreiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T20:45:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:57.089203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
title |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
spellingShingle |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações Graça, Sofia Isabel Artigos |
title_short |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
title_full |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
title_fullStr |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
title_sort |
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações |
author |
Graça, Sofia Isabel |
author_facet |
Graça, Sofia Isabel Ponte, João Pedro Guerreiro, António |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro Guerreiro, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Sofia Isabel Ponte, João Pedro Guerreiro, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este estudo tem como objetivo perceber que compreensão revelam os alunos do 5.º ano das diferentes representações simbólicas dos números racionais e da conversão entre elas, antes e após a realização de uma experiência de ensino que valoriza o uso de modelos geométricos. Os participantes são quatro alunos de uma turma e, para a recolha de dados, foram usados dois testes – inicial e final –, complementados com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados indicam que, antes da experiência de ensino, os alunos tinham um conhecimento limitado das diferentes formas de representar simbolicamente números racionais e da conversão entre elas, que faziam procedimentalmente, ou seja, aplicando os respetivos algoritmos. Apenas mostravam mais familiaridade com a representação em fração. Após a experiência de ensino, estes alunos mostraram conhecimento das representações em fração, numeral decimal e percentagem e passaram a fazer conversões entre elas evidenciando compreensão concetual. O uso de modelos parece ter contribuído para o desenvolvimento das compreensões referidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.27802 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.27802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131596924649472 |