A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Sofia Isabel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ponte, João Pedro, Guerreiro, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.27802
Resumo: Este estudo tem como objetivo perceber que compreensão revelam os alunos do 5.º ano das diferentes representações simbólicas dos números racionais e da conversão entre elas, antes e após a realização de uma experiência de ensino que valoriza o uso de modelos geométricos. Os participantes são quatro alunos de uma turma e, para a recolha de dados, foram usados dois testes – inicial e final –, complementados com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados indicam que, antes da experiência de ensino, os alunos tinham um conhecimento limitado das diferentes formas de representar simbolicamente números racionais e da conversão entre elas, que faziam procedimentalmente, ou seja, aplicando os respetivos algoritmos. Apenas mostravam mais familiaridade com a representação em fração. Após a experiência de ensino, estes alunos mostraram conhecimento das representações em fração, numeral decimal e percentagem e passaram a fazer conversões entre elas evidenciando compreensão concetual. O uso de modelos parece ter contribuído para o desenvolvimento das compreensões referidas.
id RCAP_846e6bd72603766618181e6c55588566
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representaçõesA aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representaçõesArtigosEste estudo tem como objetivo perceber que compreensão revelam os alunos do 5.º ano das diferentes representações simbólicas dos números racionais e da conversão entre elas, antes e após a realização de uma experiência de ensino que valoriza o uso de modelos geométricos. Os participantes são quatro alunos de uma turma e, para a recolha de dados, foram usados dois testes – inicial e final –, complementados com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados indicam que, antes da experiência de ensino, os alunos tinham um conhecimento limitado das diferentes formas de representar simbolicamente números racionais e da conversão entre elas, que faziam procedimentalmente, ou seja, aplicando os respetivos algoritmos. Apenas mostravam mais familiaridade com a representação em fração. Após a experiência de ensino, estes alunos mostraram conhecimento das representações em fração, numeral decimal e percentagem e passaram a fazer conversões entre elas evidenciando compreensão concetual. O uso de modelos parece ter contribuído para o desenvolvimento das compreensões referidas.This study aims to understand grade 5 students’ understanding of the different rational number representations and the conversion between them, before and after a teaching experiment. The participants are four students from a class, and, for data collection, two tests were used – pre-test and post-test –, complemented with individual semi-structured interviews. The results indicate that, before the teaching experiment, students had limited knowledge of rational number symbolic representations and the conversion between them, which they did procedurally. They just showed more familiarity with the fraction representation. After the teaching experiment, these students showed knowledge about fractions, decimals and percents and started to make conversions between them with conceptual understanding. The use of models seems to have contributed to the development of these concepts.APM - Associação de Professores de Matemática2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.27802por2183-28380872-3915Graça, Sofia IsabelPonte, João PedroGuerreiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T20:45:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:57.089203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
title A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
spellingShingle A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
Graça, Sofia Isabel
Artigos
title_short A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
title_full A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
title_fullStr A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
title_full_unstemmed A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
title_sort A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações
author Graça, Sofia Isabel
author_facet Graça, Sofia Isabel
Ponte, João Pedro
Guerreiro, António
author_role author
author2 Ponte, João Pedro
Guerreiro, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Sofia Isabel
Ponte, João Pedro
Guerreiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo tem como objetivo perceber que compreensão revelam os alunos do 5.º ano das diferentes representações simbólicas dos números racionais e da conversão entre elas, antes e após a realização de uma experiência de ensino que valoriza o uso de modelos geométricos. Os participantes são quatro alunos de uma turma e, para a recolha de dados, foram usados dois testes – inicial e final –, complementados com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados indicam que, antes da experiência de ensino, os alunos tinham um conhecimento limitado das diferentes formas de representar simbolicamente números racionais e da conversão entre elas, que faziam procedimentalmente, ou seja, aplicando os respetivos algoritmos. Apenas mostravam mais familiaridade com a representação em fração. Após a experiência de ensino, estes alunos mostraram conhecimento das representações em fração, numeral decimal e percentagem e passaram a fazer conversões entre elas evidenciando compreensão concetual. O uso de modelos parece ter contribuído para o desenvolvimento das compreensões referidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.27802
url https://doi.org/10.48489/quadrante.27802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596924649472