Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55285
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia
id RCAP_84714269a7337b6502d0bfc154ffbc2f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementaçãoEconomia circularModelos de negócioIncentivos e barreirasCircular economyBusiness modelsBarriers and incentivesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaAs problemáticas ambientais, nomeadamente a problemática do esgotamento dos recursos, necessitam urgentemente de uma resolução, e a adaptação por parte das empresas aos pressupostos da Economia Circular é fundamental não só para uma atividade mais sustentável, mas também como meio para a alteração dos hábitos de consumo. Torna-se assim urgente a implementação de modelos de negócio sustentáveis, porém existem facilitadores e obstáculos a esta implementação, abordados neste trabalho, que influenciam as decisões das empresas. Percebendo a importância da transição, quer ambientalmente quer economicamente, e reconhecendo as empresas como um dos seus motores, este trabalho pretende perceber quais as barreiras e incentivos à mudança na forma como estas atuam. Para esta análise foi realizado um enquadramento teórico, onde são abordados pontos necessários para a compreensão do tema, posteriormente complementado por dados obtidos por via de questionários direcionados a empresas nacionais. Do estudo realizado conclui-se que Portugal apresenta potencial no que toca à transição para uma economia circular. Contudo, é necessário um maior apoio governamental à criação de condições que permitam a sua aceleração, nomeadamente no que diz respeito à quebra de barreiras para a implementação de novos modelos de negócio. Este estudo revelou que as maiores barreiras enfrentadas são a falta de diretrizes estratégicas, informação e apoio à transição, e os hábitos e mentalidades dos consumidores. Por outro lado, a necessidade de inovação, os possíveis benefícios económicos para a empresa e a preocupação ambiental empresarial foram classificados como principais incentivos.Environmental issues, such as resource depletion, urgently require a resolution, and adaptation by companies to the Circular Economy assumptions is fundamental not only for a more sustainable activity, but also to change the habits of consumption. It is thus urgent to implement sustainable business models, but there are facilitators and obstacles to this implementation, discussed in this paper, that influence the decisions of companies. Realizing the importance of the transition, both environmentally and economically, and recognizing companies as one of their promoters, this work intends to perceive the barriers and incentives to change the way they operate. For this analysis, a theoretical framework was elaborated, where necessary points for the understanding of the subject were approached, later complemented by data obtained through questionnaires directed to national companies. The results obtained show that Portugal has potential in the transition to a circular economy. However, there is a need for government support and the creation of conditions to accelerate the transition, particularly regarding breaking down barriers to the implementation of new business models. This study revealed that the major barriers faced are the lack of strategic guidelines, information and transition support, and consumer habits and mentalities. On the other hand, the need for innovation, the possible economic benefits to the company and the awareness and concern about environmental issues and sustainability were pointed as main incentives.Pinto, LígiaUniversidade do MinhoPizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55285por201950618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:05.984676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
title Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
spellingShingle Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
Pizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro
Economia circular
Modelos de negócio
Incentivos e barreiras
Circular economy
Business models
Barriers and incentives
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
title_full Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
title_fullStr Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
title_full_unstemmed Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
title_sort Novos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
author Pizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro
author_facet Pizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Lígia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Economia circular
Modelos de negócio
Incentivos e barreiras
Circular economy
Business models
Barriers and incentives
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Economia circular
Modelos de negócio
Incentivos e barreiras
Circular economy
Business models
Barriers and incentives
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55285
url http://hdl.handle.net/1822/55285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201950618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133070561902592