Influência institucional sobre modelos de negócio da economia circular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13299 |
Resumo: | Orientadores: Rodrigo Lanna Franco da Silveira, Gustavo de Oliveira Aggio |
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Influência institucional sobre modelos de negócio da economia circularInstitutional influence over circular economy business modelsEconomia institucionalEconomia circularNegóciosInstitutional economicsCircular economyBusinessOrientadores: Rodrigo Lanna Franco da Silveira, Gustavo de Oliveira AggioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: Os desafios ambientais evidenciados pela literatura científica apontam para um quadro de degradação ocasionado, em grande medida, pelos padrões de consumo e produção das economias modernas. Nesse sentido, a economia circular é um conceito proposto como uma alternativa ao modelo econômico linear de extração-produção-distribuição-consumo- descarte, baseado no princípio de aumentar a eficiência no uso dos recursos materiais, mantendo-os em circulação pelo maior tempo possível. Partindo-se de uma perspectiva institucionalista, em que a economia se enquadra como um subsistema da estrutura social, este trabalho tem como objetivo analisar o que a literatura acadêmica aponta sobre a influência das instituições em empresas que adotam estratégias associadas à economia circular como atividade principal. Para isso, na revisão de literatura são resgatadas as principais linhas de investigação sobre o que se constitui o ambiente institucional das empresas, na economia institucional e na sociologia econômica. Em seguida, os trabalhos que discutem os modelos de negócio da economia circular a partir de uma perspectiva institucionalista são sintetizados. As discussões indicam que as atividades dessas empresas estão sujeitas à influência de diversos aspectos institucionais, que podem atuar tanto como impulsionadores como barreiras ao desenvolvimento dos modelos de negócio. Foram encontrados aspectos regulativos, normativos e cultural-cognitivos para cada um dos tipos de modelos de negócios identificados, com graus de influência distintos. Em termos gerais, esses elementos afetam as empresas de acordo com o tipo de inovação proposta pelo modelo de negócio, com destaque para os arranjos regulatórios, as normas sociais e a percepção dos consumidoresAbstract: The environmental challenges evidenced by the scientific literature points to a situation of degradation caused, in large part, to the consumption and production patterns of modern economies. In this regard, the circular economy is a concept proposed as an alternative to the linear economic model of extraction-production-distribution-consumption-disposal, based on the principle of increasing resource efficiency as well as keeping material resources in circulation for as long as possible. From an institutionalist viewpoint, in which the economy is framed as a subsystem of the broader social structure, this work has the goal of analyzing what the academic literature reveals about the influence of institutions on companies that opted for adopting circular economy strategies as their main activity. In order to achieve this, the main lines of research about the institutional environments of companies, in economic sociology and institutional economics are highlighted. Then, the academic literature that discuss circular economy business models from an institutional point of view is synthetized. The discussions indicate that the activities of these companies are subjected to the influence of several institutional aspects, which can serve both as drivers and barriers to the development of business models. Regulative, normative and cultural-cognitive aspects were found for each type of business model identified, with different degrees of influence. Overall, these institutional elements affect companies depending on the type of innovation brought up by the business model, most notably regulatory arrangements, social norms and consumer perceptionMestradoEconomia Aplicada, Agrícola e do Meio AmbienteMestre em Desenvolvimento EconômicoCAPES88882.434879/2019-01[s.n.]Silveira, Rodrigo Lanna Franco da, 1976-Aggio, Gustavo de Oliveira, 1982-Buainain, Antônio MárcioHoff, Debora NayarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Júlio Nunes, 1995-20232023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13299CAMPOS, Júlio Nunes. Influência institucional sobre modelos de negócio da economia circular. 2023. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13299. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362483Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-26T16:01:12Zoai::1362483Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-26T16:01:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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