Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/14595 |
Resumo: | Com a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo. |
id |
RCAP_848411960ec426991a34c3513372697f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultosAdaptabilidadeAutoeficáciaEmpregabilidade percebidaEstudantes adultosEnsino secundárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCom a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.This research aims to contribute to a better understanding of the relationship between the adaptability, self-efficacy and perceived employability constructs, as these constructs are referenced as essential tools in career development and management. The literature has highlighted the importance of work experience and training pathway in promoting skills facilitating the transition to working life, although the results of empirical studies are not sufficiently conclusive. The aim of this study is to cover a population that is still little studied because it is located in alternative training courses, which is the adult population attending a secondary school. The present study (N = 51; 54.9% female; 45.1% male) aimed to analyze the existence of differences regarding the type of path taken by the participant (learning or recognition of competences) regarding the variables: career adaptability, self-efficacy in the transition to work and perceived employability, taking into account the reason why the participant intends to increase education. The results of the mean values of the variables suggest the existence of differences between the type of path taken, however, through the analysis of correlations and variance, it was not possible to confirm the existence of these differences, so it was not possible to confirm the general hypothesis of this study. Finally, the implications of these results and limitations of the study are discussed.Gamboa, Vitor Manuel PachecoSapientiaVitoriano, Andreia Susana Marquês2020-08-04T13:40:19Z2020-02-072020-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14595TID:202487776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:55Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:36.968546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
title |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
spellingShingle |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos Vitoriano, Andreia Susana Marquês Adaptabilidade Autoeficácia Empregabilidade percebida Estudantes adultos Ensino secundário Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
title_full |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
title_fullStr |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
title_full_unstemmed |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
title_sort |
Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos |
author |
Vitoriano, Andreia Susana Marquês |
author_facet |
Vitoriano, Andreia Susana Marquês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Vitor Manuel Pacheco Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitoriano, Andreia Susana Marquês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptabilidade Autoeficácia Empregabilidade percebida Estudantes adultos Ensino secundário Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Adaptabilidade Autoeficácia Empregabilidade percebida Estudantes adultos Ensino secundário Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Com a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-04T13:40:19Z 2020-02-07 2020-02-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/14595 TID:202487776 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/14595 |
identifier_str_mv |
TID:202487776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133296050831360 |