Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitoriano, Andreia Susana Marquês
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14595
Resumo: Com a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.
id RCAP_848411960ec426991a34c3513372697f
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultosAdaptabilidadeAutoeficáciaEmpregabilidade percebidaEstudantes adultosEnsino secundárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCom a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.This research aims to contribute to a better understanding of the relationship between the adaptability, self-efficacy and perceived employability constructs, as these constructs are referenced as essential tools in career development and management. The literature has highlighted the importance of work experience and training pathway in promoting skills facilitating the transition to working life, although the results of empirical studies are not sufficiently conclusive. The aim of this study is to cover a population that is still little studied because it is located in alternative training courses, which is the adult population attending a secondary school. The present study (N = 51; 54.9% female; 45.1% male) aimed to analyze the existence of differences regarding the type of path taken by the participant (learning or recognition of competences) regarding the variables: career adaptability, self-efficacy in the transition to work and perceived employability, taking into account the reason why the participant intends to increase education. The results of the mean values of the variables suggest the existence of differences between the type of path taken, however, through the analysis of correlations and variance, it was not possible to confirm the existence of these differences, so it was not possible to confirm the general hypothesis of this study. Finally, the implications of these results and limitations of the study are discussed.Gamboa, Vitor Manuel PachecoSapientiaVitoriano, Andreia Susana Marquês2020-08-04T13:40:19Z2020-02-072020-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14595TID:202487776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:55Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:36.968546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
title Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
spellingShingle Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
Vitoriano, Andreia Susana Marquês
Adaptabilidade
Autoeficácia
Empregabilidade percebida
Estudantes adultos
Ensino secundário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
title_full Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
title_fullStr Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
title_full_unstemmed Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
title_sort Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos
author Vitoriano, Andreia Susana Marquês
author_facet Vitoriano, Andreia Susana Marquês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Vitor Manuel Pacheco
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitoriano, Andreia Susana Marquês
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade
Autoeficácia
Empregabilidade percebida
Estudantes adultos
Ensino secundário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Adaptabilidade
Autoeficácia
Empregabilidade percebida
Estudantes adultos
Ensino secundário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Com a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04T13:40:19Z
2020-02-07
2020-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/14595
TID:202487776
url http://hdl.handle.net/10400.1/14595
identifier_str_mv TID:202487776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133296050831360