Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12000 |
Resumo: | No presente estudo, usando a perspetiva da Linguística Educacional, procura-se dar resposta a uma necessidade específica: fornecer aos professores de Português como Língua Estrangeira um guião para criarem, de forma mais rápida e eficiente, materiais didáticos para o ensino da pronúncia. Para isso, (i) descreve-se o sistema-alvo das vogais orais do Português Europeu, (ii) sistematiza-se informação existente na literatura de modo a propor uma síntese orientadora da construção de materiais didáticos para o ensino da componente fonético-fonológica que sejam fundamentados nos conhecimentos alcançados no âmbito da Fonologia, da Aquisição de Língua Segunda e da Didática de Língua Estrangeira, (iii) exemplifica-se a utilização dessa síntese através de uma sequência didática para ensinar a distinção de altura de vogal no PE a aprendentes estrangeiros com o nível de proficiência A2 definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. A síntese obtida, que visa orientar e facilitar o trabalho dos professores, inclui os principais elementos a conter numa sequência didática completa que procure ensinar a componente fonético-fonológica: input e respetivas características; output, com avanço progressivo de fala controlada para fala espontânea em situações comunicativas; avaliação dos resultados do ensino; ideias gerais a empregar numa abordagem integrativa do ensino da pronúncia. |
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Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeirosEnsino de pronúnciaComponente fonético-fonológicaPortuguês como língua estrangeiraAltura de vogalPronunciation teachingPhonetic-phonological componentPortuguese as a foreign languageVowel heightNo presente estudo, usando a perspetiva da Linguística Educacional, procura-se dar resposta a uma necessidade específica: fornecer aos professores de Português como Língua Estrangeira um guião para criarem, de forma mais rápida e eficiente, materiais didáticos para o ensino da pronúncia. Para isso, (i) descreve-se o sistema-alvo das vogais orais do Português Europeu, (ii) sistematiza-se informação existente na literatura de modo a propor uma síntese orientadora da construção de materiais didáticos para o ensino da componente fonético-fonológica que sejam fundamentados nos conhecimentos alcançados no âmbito da Fonologia, da Aquisição de Língua Segunda e da Didática de Língua Estrangeira, (iii) exemplifica-se a utilização dessa síntese através de uma sequência didática para ensinar a distinção de altura de vogal no PE a aprendentes estrangeiros com o nível de proficiência A2 definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. A síntese obtida, que visa orientar e facilitar o trabalho dos professores, inclui os principais elementos a conter numa sequência didática completa que procure ensinar a componente fonético-fonológica: input e respetivas características; output, com avanço progressivo de fala controlada para fala espontânea em situações comunicativas; avaliação dos resultados do ensino; ideias gerais a empregar numa abordagem integrativa do ensino da pronúncia.The current study follows the perspective of Educational Linguistics, and tries to respond to a specific need: to provide teachers of Portuguese as a Foreign Language with a guide to more effectively and quickly create didactic materials to teach pronunciation. In order to do this, (i) the target system of the European Portuguese oral vowels is described; (ii) the existing information in the literature is systematized in order to propose a guiding synthesis of the construction of didactic materials for teaching the phonetic-phonological component based on the knowledge acquired in the field of Phonology, Second Language Acquisition and Foreign Language Teaching; (iii) the use of this synthesis is exemplified through a didactic sequence to teach the distinction of vowel height in EP to foreign learners with the A2 level of proficiency defined in the Common European Framework of Reference for Languages. The obtained synthesis, which aims to guide and facilitate the work of teachers, includes the main elements to be present in a complete didactic sequence with the goal of teaching the phonetic-phonological component: input and its characteristics; output, with progression from controlled to spontaneous speech in communicative situations; evaluation of results of the pronunciation teaching; general ideas about how to use an integrative approach to pronunciation teaching.Repositório AbertoCastelo, Adelina2022-06-28T15:54:02Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12000porCastelo, Adelina (2017). Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 12, pp. 41-72.1646-6195info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:24.181431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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