Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14505
Resumo: Este relatório de estágio foi elaborado para dar cumprimento aos requisitos da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. A primeira parte é constituída pela caracterização da instituição que me acolheu como estagiário, a Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2018/2019. A segunda parte apresenta a descrição da minha prática educativa relativa às aulas observadas, lecionadas e supervisionadas, referentes aos alunos do curso profissional de instrumentista de jazz e de combo. Na terceira e última parte, consta o projeto de intervenção que pretende avaliar o uso de práticas pedagógicas mais intuitivas para o ensino/aprendizagem da improvisação e da linguagem do jazz para alunos que nunca tiveram contacto com esta linguagem, dando prioridade à transmissão oral. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem da improvisação para iniciantes.
id RCAP_84a50972edcabaeb56ecde2279ff6dbb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantesImprovisaçãoParáfraseVariaçõesImitaçãoTradição oralImprovisationParaphraseVariationsImitationOral traditionalEste relatório de estágio foi elaborado para dar cumprimento aos requisitos da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. A primeira parte é constituída pela caracterização da instituição que me acolheu como estagiário, a Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2018/2019. A segunda parte apresenta a descrição da minha prática educativa relativa às aulas observadas, lecionadas e supervisionadas, referentes aos alunos do curso profissional de instrumentista de jazz e de combo. Na terceira e última parte, consta o projeto de intervenção que pretende avaliar o uso de práticas pedagógicas mais intuitivas para o ensino/aprendizagem da improvisação e da linguagem do jazz para alunos que nunca tiveram contacto com esta linguagem, dando prioridade à transmissão oral. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem da improvisação para iniciantes.This internship report was elaborated for the specification compliance of Supervised Teaching Practice of the Master's degree in the Teaching of Music from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. The first chapter is related to the characterization of the institution that received me as a probationer, the Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra during the school year 2018/2019. The second chapter as the description of my educational practice, whether in observing classes, teaching or being supervised, relatively to professional jazz instrumentalist course students and combo. The third and last chapter, includes the intervention project that pretends evaluate the use intuitive educational practices to the improvisation education and jazz language of students that never had contact with this language, specially the oral transmission. The results obtained in this research support the adequacy using different teaching/learning strategies of jazz beginners.Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deRocha, AndréRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado2019-07-30T14:19:23Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14505TID:202268314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.070066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
title Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
spellingShingle Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado
Improvisação
Paráfrase
Variações
Imitação
Tradição oral
Improvisation
Paraphrase
Variations
Imitation
Oral traditional
title_short Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
title_full Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
title_fullStr Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
title_full_unstemmed Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
title_sort Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
author Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado
author_facet Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de
Rocha, André
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação
Paráfrase
Variações
Imitação
Tradição oral
Improvisation
Paraphrase
Variations
Imitation
Oral traditional
topic Improvisação
Paráfrase
Variações
Imitação
Tradição oral
Improvisation
Paraphrase
Variations
Imitation
Oral traditional
description Este relatório de estágio foi elaborado para dar cumprimento aos requisitos da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. A primeira parte é constituída pela caracterização da instituição que me acolheu como estagiário, a Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2018/2019. A segunda parte apresenta a descrição da minha prática educativa relativa às aulas observadas, lecionadas e supervisionadas, referentes aos alunos do curso profissional de instrumentista de jazz e de combo. Na terceira e última parte, consta o projeto de intervenção que pretende avaliar o uso de práticas pedagógicas mais intuitivas para o ensino/aprendizagem da improvisação e da linguagem do jazz para alunos que nunca tiveram contacto com esta linguagem, dando prioridade à transmissão oral. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem da improvisação para iniciantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30T14:19:23Z
2019-07-17
2019-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14505
TID:202268314
url http://hdl.handle.net/10400.22/14505
identifier_str_mv TID:202268314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473508302848