Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14505 |
Resumo: | Este relatório de estágio foi elaborado para dar cumprimento aos requisitos da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. A primeira parte é constituída pela caracterização da instituição que me acolheu como estagiário, a Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2018/2019. A segunda parte apresenta a descrição da minha prática educativa relativa às aulas observadas, lecionadas e supervisionadas, referentes aos alunos do curso profissional de instrumentista de jazz e de combo. Na terceira e última parte, consta o projeto de intervenção que pretende avaliar o uso de práticas pedagógicas mais intuitivas para o ensino/aprendizagem da improvisação e da linguagem do jazz para alunos que nunca tiveram contacto com esta linguagem, dando prioridade à transmissão oral. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem da improvisação para iniciantes. |
id |
RCAP_84a50972edcabaeb56ecde2279ff6dbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14505 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantesImprovisaçãoParáfraseVariaçõesImitaçãoTradição oralImprovisationParaphraseVariationsImitationOral traditionalEste relatório de estágio foi elaborado para dar cumprimento aos requisitos da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. A primeira parte é constituída pela caracterização da instituição que me acolheu como estagiário, a Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2018/2019. A segunda parte apresenta a descrição da minha prática educativa relativa às aulas observadas, lecionadas e supervisionadas, referentes aos alunos do curso profissional de instrumentista de jazz e de combo. Na terceira e última parte, consta o projeto de intervenção que pretende avaliar o uso de práticas pedagógicas mais intuitivas para o ensino/aprendizagem da improvisação e da linguagem do jazz para alunos que nunca tiveram contacto com esta linguagem, dando prioridade à transmissão oral. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem da improvisação para iniciantes.This internship report was elaborated for the specification compliance of Supervised Teaching Practice of the Master's degree in the Teaching of Music from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. The first chapter is related to the characterization of the institution that received me as a probationer, the Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra during the school year 2018/2019. The second chapter as the description of my educational practice, whether in observing classes, teaching or being supervised, relatively to professional jazz instrumentalist course students and combo. The third and last chapter, includes the intervention project that pretends evaluate the use intuitive educational practices to the improvisation education and jazz language of students that never had contact with this language, specially the oral transmission. The results obtained in this research support the adequacy using different teaching/learning strategies of jazz beginners.Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deRocha, AndréRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado2019-07-30T14:19:23Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14505TID:202268314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.070066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
title |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
spellingShingle |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado Improvisação Paráfrase Variações Imitação Tradição oral Improvisation Paraphrase Variations Imitation Oral traditional |
title_short |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
title_full |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
title_fullStr |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
title_full_unstemmed |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
title_sort |
Jazz e o conceito de improvisação – estratégias de ensino/aprendizagem para iniciantes |
author |
Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado |
author_facet |
Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de Rocha, André Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rogério Paulo de Almeida Salgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Improvisação Paráfrase Variações Imitação Tradição oral Improvisation Paraphrase Variations Imitation Oral traditional |
topic |
Improvisação Paráfrase Variações Imitação Tradição oral Improvisation Paraphrase Variations Imitation Oral traditional |
description |
Este relatório de estágio foi elaborado para dar cumprimento aos requisitos da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. A primeira parte é constituída pela caracterização da instituição que me acolheu como estagiário, a Art’J– Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2018/2019. A segunda parte apresenta a descrição da minha prática educativa relativa às aulas observadas, lecionadas e supervisionadas, referentes aos alunos do curso profissional de instrumentista de jazz e de combo. Na terceira e última parte, consta o projeto de intervenção que pretende avaliar o uso de práticas pedagógicas mais intuitivas para o ensino/aprendizagem da improvisação e da linguagem do jazz para alunos que nunca tiveram contacto com esta linguagem, dando prioridade à transmissão oral. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem da improvisação para iniciantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30T14:19:23Z 2019-07-17 2019-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14505 TID:202268314 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14505 |
identifier_str_mv |
TID:202268314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473508302848 |