Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8856 |
Resumo: | O objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting. |
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O objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting. |
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