Intervenção humana nos processos de composição algorítmica: estratégias de controlo sobre o indeterminismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9593 |
Resumo: | Esta tese aborda estratégias composicionais centradas na formalização de processos musicais que envolvam o indeterminismo em vários graus. Partindo da definição de algoritmo e composição algorítmica, é efectuado um resumo histórico da utilização de processos formais na música, com vista a poder formular um sistema composicional personalizado. Este sistema é definido pelo processo interactivo entre compositor, instrumentista e programador musical, que criam assim uma ligação flexível. A flexibilidade desta ligação, expressa musicalmente por obras que possuem características adaptativas a tempos e espaços distintos, é conseguida através da interferência humana, em pontos distintos e em diferentes graus, ao longo do processo de criação musical. |
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Intervenção humana nos processos de composição algorítmica: estratégias de controlo sobre o indeterminismoComposição algorítmicaIndeterminismoSistemas de improvisaçãoAlgorithmic compositionIndeterminismImprovisation systemsEsta tese aborda estratégias composicionais centradas na formalização de processos musicais que envolvam o indeterminismo em vários graus. Partindo da definição de algoritmo e composição algorítmica, é efectuado um resumo histórico da utilização de processos formais na música, com vista a poder formular um sistema composicional personalizado. Este sistema é definido pelo processo interactivo entre compositor, instrumentista e programador musical, que criam assim uma ligação flexível. A flexibilidade desta ligação, expressa musicalmente por obras que possuem características adaptativas a tempos e espaços distintos, é conseguida através da interferência humana, em pontos distintos e em diferentes graus, ao longo do processo de criação musical.This thesis addresses compositional strategies focused on formalizing musical processes involving indeterminism in varying degrees. Starting from the definition of algorithm and algorithmic composition, it is made a historical overview of the use of formal procedures in music in order to be able to formulate a compositional system customized. The system is defined by the interactive process between composer, performer and programmer, thus creating a flexible bond. The flexibility of this connection, expressed musically by the works that have adaptive features to different times and spaces, is achieved through human interference at different points and in different degrees, throughout the process of musical creation.Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Gustavo Miguel Beça Rodrigues da2017-03-10T17:54:17Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:16.150416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta tese aborda estratégias composicionais centradas na formalização de processos musicais que envolvam o indeterminismo em vários graus. Partindo da definição de algoritmo e composição algorítmica, é efectuado um resumo histórico da utilização de processos formais na música, com vista a poder formular um sistema composicional personalizado. Este sistema é definido pelo processo interactivo entre compositor, instrumentista e programador musical, que criam assim uma ligação flexível. A flexibilidade desta ligação, expressa musicalmente por obras que possuem características adaptativas a tempos e espaços distintos, é conseguida através da interferência humana, em pontos distintos e em diferentes graus, ao longo do processo de criação musical. |
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