Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16773 |
Resumo: | Este relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada e seminário de investigação educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o estudo da problemática do bullying em contexto escolar, enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão curricular de natureza mais ampla, a educação para a cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização de estudos em torno desta temática é importante, na medida em que permite a sua melhor compreensão e, consequentemente, melhor fundamentar possíveis intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da turma em situações de conflito, através da observação e de entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a integração de todas as crianças da turma e a prevenção do bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais, a empatia e a cooperação em sala de aula. |
id |
RCAP_84c045b863948ef927a23a0ee8bd73a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/16773 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullyingViolência escolarViolência escolar - PrevençãoEnsino básico 1º cicloEducação para a cidadaniaEmpatiaDesenvolvimento moralEste relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada e seminário de investigação educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o estudo da problemática do bullying em contexto escolar, enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão curricular de natureza mais ampla, a educação para a cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização de estudos em torno desta temática é importante, na medida em que permite a sua melhor compreensão e, consequentemente, melhor fundamentar possíveis intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da turma em situações de conflito, através da observação e de entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a integração de todas as crianças da turma e a prevenção do bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais, a empatia e a cooperação em sala de aula.This internship report refers to the work performed in the context of supervised teaching practice and educational research seminar under the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB, with a 3rd grade class of the Aveiro’s region grouping of schools. This report focuses on the studying of bullying within scholar environments, fitting up our approach on a broad curricular dimension nature, the education for citizenship. Bullying in schools is not a new phenomenon. Its nature is universal and it seriously affects the well-being, health and personality of both children and teenagers. Bullying studies are essential as they provide better understanding of this problem and as a consequence, better grounds for eventual future interventions. In line with this, we tried to understand thoughts and behaviors of children in class when facing conflict situations, through both observation and interview. We also promoted teamwork situations in the classroom, oriented to help each child taking another’s perspective, and trying to integrate all children in class and also prevent bullying. It is essential that the school promotes prosocial behavior, empathy and cooperation in the classroom.Universidade de Aveiro2017-02-09T12:02:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16773TID:201568241porAguiar, Carla Alexandra Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:09Zoai:ria.ua.pt:10773/16773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:06.508844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
title |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
spellingShingle |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying Aguiar, Carla Alexandra Matos Violência escolar Violência escolar - Prevenção Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania Empatia Desenvolvimento moral |
title_short |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
title_full |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
title_fullStr |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
title_full_unstemmed |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
title_sort |
Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying |
author |
Aguiar, Carla Alexandra Matos |
author_facet |
Aguiar, Carla Alexandra Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Carla Alexandra Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Violência escolar - Prevenção Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania Empatia Desenvolvimento moral |
topic |
Violência escolar Violência escolar - Prevenção Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania Empatia Desenvolvimento moral |
description |
Este relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada e seminário de investigação educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o estudo da problemática do bullying em contexto escolar, enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão curricular de natureza mais ampla, a educação para a cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização de estudos em torno desta temática é importante, na medida em que permite a sua melhor compreensão e, consequentemente, melhor fundamentar possíveis intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da turma em situações de conflito, através da observação e de entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a integração de todas as crianças da turma e a prevenção do bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais, a empatia e a cooperação em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-02-09T12:02:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/16773 TID:201568241 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/16773 |
identifier_str_mv |
TID:201568241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137571498885120 |