Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carla Alexandra Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16773
Resumo: Este relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada e seminário de investigação educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o estudo da problemática do bullying em contexto escolar, enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão curricular de natureza mais ampla, a educação para a cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização de estudos em torno desta temática é importante, na medida em que permite a sua melhor compreensão e, consequentemente, melhor fundamentar possíveis intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da turma em situações de conflito, através da observação e de entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a integração de todas as crianças da turma e a prevenção do bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais, a empatia e a cooperação em sala de aula.
id RCAP_84c045b863948ef927a23a0ee8bd73a1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullyingViolência escolarViolência escolar - PrevençãoEnsino básico 1º cicloEducação para a cidadaniaEmpatiaDesenvolvimento moralEste relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada e seminário de investigação educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o estudo da problemática do bullying em contexto escolar, enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão curricular de natureza mais ampla, a educação para a cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização de estudos em torno desta temática é importante, na medida em que permite a sua melhor compreensão e, consequentemente, melhor fundamentar possíveis intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da turma em situações de conflito, através da observação e de entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a integração de todas as crianças da turma e a prevenção do bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais, a empatia e a cooperação em sala de aula.This internship report refers to the work performed in the context of supervised teaching practice and educational research seminar under the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB, with a 3rd grade class of the Aveiro’s region grouping of schools. This report focuses on the studying of bullying within scholar environments, fitting up our approach on a broad curricular dimension nature, the education for citizenship. Bullying in schools is not a new phenomenon. Its nature is universal and it seriously affects the well-being, health and personality of both children and teenagers. Bullying studies are essential as they provide better understanding of this problem and as a consequence, better grounds for eventual future interventions. In line with this, we tried to understand thoughts and behaviors of children in class when facing conflict situations, through both observation and interview. We also promoted teamwork situations in the classroom, oriented to help each child taking another’s perspective, and trying to integrate all children in class and also prevent bullying. It is essential that the school promotes prosocial behavior, empathy and cooperation in the classroom.Universidade de Aveiro2017-02-09T12:02:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16773TID:201568241porAguiar, Carla Alexandra Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:09Zoai:ria.ua.pt:10773/16773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:06.508844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
title Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
spellingShingle Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
Aguiar, Carla Alexandra Matos
Violência escolar
Violência escolar - Prevenção
Ensino básico 1º ciclo
Educação para a cidadania
Empatia
Desenvolvimento moral
title_short Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
title_full Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
title_fullStr Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
title_full_unstemmed Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
title_sort Comportamentos e ideias de crianças do 1º CEB sobre o bullying
author Aguiar, Carla Alexandra Matos
author_facet Aguiar, Carla Alexandra Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Carla Alexandra Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Violência escolar - Prevenção
Ensino básico 1º ciclo
Educação para a cidadania
Empatia
Desenvolvimento moral
topic Violência escolar
Violência escolar - Prevenção
Ensino básico 1º ciclo
Educação para a cidadania
Empatia
Desenvolvimento moral
description Este relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada e seminário de investigação educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, num agrupamento de escolas da região de Aveiro. O relatório tem subjacente o estudo da problemática do bullying em contexto escolar, enquadrando-se a nossa abordagem numa dimensão curricular de natureza mais ampla, a educação para a cidadania. O bullying nas escolas não é um fenómeno novo. É um fenómeno universal que afeta gravemente o bem-estar, a saúde e a personalidade de crianças e jovens. A realização de estudos em torno desta temática é importante, na medida em que permite a sua melhor compreensão e, consequentemente, melhor fundamentar possíveis intervenções. Nesta linha de pensamento, procurámos conhecer as ideias e os comportamentos das crianças da turma em situações de conflito, através da observação e de entrevista, e desenvolvemos iniciativas em sala de aula, que ajudassem à tomada de consideração da perspetiva do outro através da dinamização de trabalhos de grupo, procurando a integração de todas as crianças da turma e a prevenção do bullying. A partir desta nossa experiência concluimos ser indispensável que na escola se trabalhe comportamentos prósociais, a empatia e a cooperação em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-02-09T12:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16773
TID:201568241
url http://hdl.handle.net/10773/16773
identifier_str_mv TID:201568241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137571498885120