O designer de comunicação como mapeador do território de imagens ligadas ao graffiti
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5015 |
Resumo: | No contexto contemporâneo urbano em que vivemos, o designer de comunicação tem contribuído cada vez mais para a melhoria do espaço público, através da imagem. Este procura integrá-la em locais, espaços e ambientes, que vão informar, dinamizar, embelezar e mudar a nossa cidade. No entanto, apesar do papel do designer ser fundamental e a imagem utilizada ser uns dos meios de comunicação mais importantes para a sociedade, existem assim, outros meios possíveis que partilham também do mesmo ato, a comunicação. Fala-se então, das imagens que retratam o graffiti no espaço urbano. Esta tese, eminentemente prática, pretende analisar e questionar o papel do designer de comunicação como mapeador do território de imagens ligadas ao graffiti. No decurso de uma investigação a movimentos urbanos e contraculturas, na forma como o graffiti e a street art se manifestam, pretende-se assim investigar as práticas e influências comunicacionais inseridas nas nossas cidades. Nos dias de hoje, cada vez mais, se começam a cultivar novas intervenções por parte dos designers, a variados níveis. Será que o designer de comunicação está apto para incorporar no seu projeto outros movimentos tal como o graffiti? Poderá o graffiti ser um movimento capaz de ajudar na dinâmica, no desenvolvimento e crescimento das cidades? Com base numa investigação e revisão bibliográfica, esta tese apresenta o movimento do graffiti, desde a sua origem até aos dias de hoje, tendo em conta as práticas do designer de comunicação, como interveniente na análise das imagens ligadas ao graffiti, mapeando-as em diversos territórios na zona do Grande Porto. Caracterizam-se estes movimentos, defenindo-os pela diferença, graffiti e street art, abordando o papel do designer de comunicação na sociedade, a importância da comunicação visual e, posteriormente, como prática final a análise das imagens no espaço urbano. |
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No contexto contemporâneo urbano em que vivemos, o designer de comunicação tem contribuído cada vez mais para a melhoria do espaço público, através da imagem. Este procura integrá-la em locais, espaços e ambientes, que vão informar, dinamizar, embelezar e mudar a nossa cidade. No entanto, apesar do papel do designer ser fundamental e a imagem utilizada ser uns dos meios de comunicação mais importantes para a sociedade, existem assim, outros meios possíveis que partilham também do mesmo ato, a comunicação. Fala-se então, das imagens que retratam o graffiti no espaço urbano. Esta tese, eminentemente prática, pretende analisar e questionar o papel do designer de comunicação como mapeador do território de imagens ligadas ao graffiti. No decurso de uma investigação a movimentos urbanos e contraculturas, na forma como o graffiti e a street art se manifestam, pretende-se assim investigar as práticas e influências comunicacionais inseridas nas nossas cidades. Nos dias de hoje, cada vez mais, se começam a cultivar novas intervenções por parte dos designers, a variados níveis. Será que o designer de comunicação está apto para incorporar no seu projeto outros movimentos tal como o graffiti? Poderá o graffiti ser um movimento capaz de ajudar na dinâmica, no desenvolvimento e crescimento das cidades? Com base numa investigação e revisão bibliográfica, esta tese apresenta o movimento do graffiti, desde a sua origem até aos dias de hoje, tendo em conta as práticas do designer de comunicação, como interveniente na análise das imagens ligadas ao graffiti, mapeando-as em diversos territórios na zona do Grande Porto. Caracterizam-se estes movimentos, defenindo-os pela diferença, graffiti e street art, abordando o papel do designer de comunicação na sociedade, a importância da comunicação visual e, posteriormente, como prática final a análise das imagens no espaço urbano. |
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