Uma proposta de modelo para melhorar a performance das organizações de gestão de destinos na utilização de media sociais no processo de comunicação com os turistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Vítor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Raposo, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38794
Resumo: Sendo o turismo um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental, é também um dos mais afetados com a chegada da nova realidade que são os media sociais. Atualmente, devido à utilização generalizada de aplicações da Web 2.0, e sobretudo, devido ao crescimento exponencial da utilização de aplicações de media sociais, verifica-se que esta utilização está a provocar alterações significativas na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara destes passarem a utilizar os conteúdos gerados pelos utilizadores na Internet. Perante este novo paradigma, as Organizações de Gestão de Destinos (OGD), como organizações dinâmicas cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos, têm que se adaptar de forma a enquadrar esta nova realidade. O presente artigo pretende apresentar uma proposta de modelo para melhorar a performance das OGD na utilização de media sociais nas atividades de comunicação com os turistas. Esta proposta de modelo teve por base a observação de estratégias de comunicação em media sociais de OGD nacionais e internacionais bem como os resultados obtidos através da aplicação de dois questionários, cuja finalidade era perceber a utilização de media sociais, por turistas portugueses e pelas OGD portuguesas. Embora não integre este artigo os resultados da aplicação da proposta de modelo validaram a sua utilidade.
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