Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12093 |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa. |
id |
RCAP_84ccf2cb847a52c354d7128bff92f14e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12093 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma MoodleEducação onlineeLearning acessívelMoodleAcessibilidadeEquidadeEste trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.Politécnico do PortoRepositório AbertoFrancisco, Manuela2022-07-27T10:38:06Z2022-06-212022-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12093porFrancisco, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/45082184-1837https://orcid.org/0000-0002-4507-7859info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:28.860039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
title |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
spellingShingle |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle Francisco, Manuela Educação online eLearning acessível Moodle Acessibilidade Equidade |
title_short |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
title_full |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
title_fullStr |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
title_full_unstemmed |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
title_sort |
Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle |
author |
Francisco, Manuela |
author_facet |
Francisco, Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação online eLearning acessível Moodle Acessibilidade Equidade |
topic |
Educação online eLearning acessível Moodle Acessibilidade Equidade |
description |
Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-27T10:38:06Z 2022-06-21 2022-06-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Francisco, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4508 2184-1837 https://orcid.org/0000-0002-4507-7859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Politécnico do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Politécnico do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135105301610496 |