Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Manuela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12093
Resumo: Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.
id RCAP_84ccf2cb847a52c354d7128bff92f14e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para uma educação online acessível na plataforma MoodleEducação onlineeLearning acessívelMoodleAcessibilidadeEquidadeEste trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.Politécnico do PortoRepositório AbertoFrancisco, Manuela2022-07-27T10:38:06Z2022-06-212022-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12093porFrancisco, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/45082184-1837https://orcid.org/0000-0002-4507-7859info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:28.860039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
title Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
spellingShingle Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
Francisco, Manuela
Educação online
eLearning acessível
Moodle
Acessibilidade
Equidade
title_short Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
title_full Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
title_fullStr Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
title_full_unstemmed Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
title_sort Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle
author Francisco, Manuela
author_facet Francisco, Manuela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação online
eLearning acessível
Moodle
Acessibilidade
Equidade
topic Educação online
eLearning acessível
Moodle
Acessibilidade
Equidade
description Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27T10:38:06Z
2022-06-21
2022-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12093
url http://hdl.handle.net/10400.2/12093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Francisco, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4508
2184-1837
https://orcid.org/0000-0002-4507-7859
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Politécnico do Porto
publisher.none.fl_str_mv Politécnico do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135105301610496