Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luís Miguel de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6567
Resumo: A acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.
id RCAP_c139a078571347440716d4b213d0e4db
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso onlineEnsino onlineElearningPedagogiaEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisAcessibilidade webWeb 2.0Accessibility 2.0Pedagogical accessibilityElearningA acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.Accessibility has been viewed as an imminently technological issue. However, despite the effort that has been made at this level it is necessary to focus the question on a pedagogical dimension. Thus, accessibility for students with special educational needs should be seen as a dimension, both technological and pedagogical. Although there is legislation and normative framework for teaching in general, in the case of online education the issues are in a particular way requiring distance education systems a particular approach creating a set of support devices for effective digital inclusion. This dissertation seeks to review the literature on the problem of accessibility in education, and then to prospect online education for students with special educational needs in the context of new generation distance education. On the other hand, it focuses on pedagogical processes in eLearning namely in the lines of work on pedagogy of eLearning and in the conception of the online course prototype that, besides considering the technological dimension, considers the pedagogical dimension. The course aims to achieve the learning objectives regardless of the path taken by the students.Morgado, LinaRepositório AbertoLima, Luís Miguel de Castro2017-07-03T09:21:17Z2016-07-272017-07-032016-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6567TID:201739364porLima, Luís Miguel de Castro - Acessibilidade 2.0 [Em linha]: conceção de um curso online. [S.l.]: [s.n.], 2016. 187 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:39Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:01.859454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
title Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
spellingShingle Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
Lima, Luís Miguel de Castro
Ensino online
Elearning
Pedagogia
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Acessibilidade web
Web 2.0
Accessibility 2.0
Pedagogical accessibility
Elearning
title_short Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
title_full Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
title_fullStr Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
title_full_unstemmed Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
title_sort Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
author Lima, Luís Miguel de Castro
author_facet Lima, Luís Miguel de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luís Miguel de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino online
Elearning
Pedagogia
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Acessibilidade web
Web 2.0
Accessibility 2.0
Pedagogical accessibility
Elearning
topic Ensino online
Elearning
Pedagogia
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Acessibilidade web
Web 2.0
Accessibility 2.0
Pedagogical accessibility
Elearning
description A acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27
2016-07-27T00:00:00Z
2017-07-03T09:21:17Z
2017-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6567
TID:201739364
url http://hdl.handle.net/10400.2/6567
identifier_str_mv TID:201739364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Luís Miguel de Castro - Acessibilidade 2.0 [Em linha]: conceção de um curso online. [S.l.]: [s.n.], 2016. 187 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135046014074880