A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3365 |
Resumo: | O presente trabalho decorre de um convite da Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a qualidade profissional em algumas áreas da saúde, tendo em vista a criação de instrumentos para a sua avaliação. A introdução de melhorias ao nível da formação académica, tendo em consideração os dados resultantes das avaliações, é o propósito principal do projecto. Assim, o objectivo deste estudo é o da criação de um instrumento de avaliação da qualidade profissional dos recém-licenciados em Radiologia (QPdRLeR), com o qual se procura contribuir para que as instituições, principalmente as escolas, possam tirar conclusões sobre a preparação técnica, científica e de relacionamento humano dos técnicos de radiologia, através do conhecimento da forma como estes aplicam na actividade profissional as suas capacidades e conhecimentos. Conforme o objectivo apontado, estas conclusões devem dar origem a medidas de melhoria ao nível do ensino, mas deverão, igualmente, servir para a tomada de medidas de melhoria da qualidade do desempenho profissional. O instrumento de avaliação da qualidade profissional que procurámos conceber, baseia-se num modelo que é considerado de grande precisão na medição de variáveis latentes, criado na década de sessenta pelo matemático de origem dinamarquesa Georg Rasch. Em Portugal, a utilização do modelo de Rasch está ainda a dar os primeiros passos, sendo mesmo pioneira na avaliação da qualidade profissional dos técnicos de radiologia. O presente trabalho procura, em primeiro lugar, caracterizar a Qualidade nos serviços de saúde e, em particular, na prestação de serviços de radiologia. De seguida, são abordados aspectos relacionados com a formação dos técnicos de radiologia e com a avaliação. Por fim, são descritos os processos que utilizámos para a criação do instrumento de avaliação da QPdRLeR, analisados os resultados e retiradas algumas conclusões. O instrumento de avaliação da QPdRLeR foi submetido à avaliação de 40 técnicos de Radiologia com um ano, ou menos, de licenciatura. Os avaliadores são directores e médicos dos serviços de radiologia de 9 instituições de saúde onde os recém-licenciados trabalham há, pelo menos, 3 meses. Apesar do instrumento de avaliação da QPdRLeR precisar de voltar a ser testado numa população mais ampla, os resultados por ele obtidos permitem concluir que o modelo de Rasch é de grande fiabilidade para medir o subjectivo, neste caso, a qualidade profissional dos técnicos de radiologia, podendo ser de muita utilidade para a tomada de medidas relacionadas com a melhoria do ensino e/ou de decisões relacionadas com a melhoria contínua da qualidade. ABSTRACT: The present study has emerged as a result of the solicitation from the Aveiro University to develop an investigation scientific and technological evolution, of the increase in the competitiveness and internationalisation of the professional activities and of t project on the professional quality of some services related to health, having in mind the creation of instruments that can assess those services. To bring in improvement at academic qualifications level, considering the data resulting from the evaluations, is the main purpose of the project professional quality. In this way, the objective of this work is the creation of a skilful assessment tool that can measure the professional quality of the recent graduates in radiology, with which a contribution is attempted to be made so that the institutions, mainly schools, may reach some conclusions about their technical and scientific preparation as well as about the human relationships of radiology technicians in the way they use their abilities and knowledge in their professional activity. These conclusions must give rise to measures that will improve the level of teaching as well as the quality of the professional performance. The professional quality assessment tool that we are trying to create is based on the model invented in the sixties by the Danish mathematician Georg Rasch, and it is considered to be quite accurate in the measurement of latent variables. In Portugal, the use of Rasch’s model for this propose is still getting of the ground and, regarding the assessment of the professional quality of radiology technicians, such a tool hasn’t been used so far. This work, tries, firstly, to characterise the quality of the health services, rendered in the field of radiology. Secondly, it approaches some aspects related with the radiology technician’s qualifications and with their assessment. Finality, it describes the processes in creating the QPdRLeR’s assessment tool, analyses the results and draws some conclusions. The QPdRLeR’s assessment tool was submitted to a test consisting in the evaluation of 40 radiology technicians with a degree for more than a year. The assessors are radiology directors and physicians working in nine health institutions, where the newly radiology technicians have worked for at least three months. Despite the need for the QPdRLeR’s assessment tool to be tested again in a wider population, its results allow us to conclude that Rasch’s model is of great feasibility to measure what is subjective, in this case, the professional quality of the radiology technicians, what might be of great use for political measures concerning education and / or in making decisions related to the continuous improvement of quality. |
id |
RCAP_84ce547ebbf40f3741f2a7f9990e10fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologiaGestão públicaServiços de saúdeCuidados de saúdeRadiologiaQualificação profissionalO presente trabalho decorre de um convite da Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a qualidade profissional em algumas áreas da saúde, tendo em vista a criação de instrumentos para a sua avaliação. A introdução de melhorias ao nível da formação académica, tendo em consideração os dados resultantes das avaliações, é o propósito principal do projecto. Assim, o objectivo deste estudo é o da criação de um instrumento de avaliação da qualidade profissional dos recém-licenciados em Radiologia (QPdRLeR), com o qual se procura contribuir para que as instituições, principalmente as escolas, possam tirar conclusões sobre a preparação técnica, científica e de relacionamento humano dos técnicos de radiologia, através do conhecimento da forma como estes aplicam na actividade profissional as suas capacidades e conhecimentos. Conforme o objectivo apontado, estas conclusões devem dar origem a medidas de melhoria ao nível do ensino, mas deverão, igualmente, servir para a tomada de medidas de melhoria da qualidade do desempenho profissional. O instrumento de avaliação da qualidade profissional que procurámos conceber, baseia-se num modelo que é considerado de grande precisão na medição de variáveis latentes, criado na década de sessenta pelo matemático de origem dinamarquesa Georg Rasch. Em Portugal, a utilização do modelo de Rasch está ainda a dar os primeiros passos, sendo mesmo pioneira na avaliação da qualidade profissional dos técnicos de radiologia. O presente trabalho procura, em primeiro lugar, caracterizar a Qualidade nos serviços de saúde e, em particular, na prestação de serviços de radiologia. De seguida, são abordados aspectos relacionados com a formação dos técnicos de radiologia e com a avaliação. Por fim, são descritos os processos que utilizámos para a criação do instrumento de avaliação da QPdRLeR, analisados os resultados e retiradas algumas conclusões. O instrumento de avaliação da QPdRLeR foi submetido à avaliação de 40 técnicos de Radiologia com um ano, ou menos, de licenciatura. Os avaliadores são directores e médicos dos serviços de radiologia de 9 instituições de saúde onde os recém-licenciados trabalham há, pelo menos, 3 meses. Apesar do instrumento de avaliação da QPdRLeR precisar de voltar a ser testado numa população mais ampla, os resultados por ele obtidos permitem concluir que o modelo de Rasch é de grande fiabilidade para medir o subjectivo, neste caso, a qualidade profissional dos técnicos de radiologia, podendo ser de muita utilidade para a tomada de medidas relacionadas com a melhoria do ensino e/ou de decisões relacionadas com a melhoria contínua da qualidade. ABSTRACT: The present study has emerged as a result of the solicitation from the Aveiro University to develop an investigation scientific and technological evolution, of the increase in the competitiveness and internationalisation of the professional activities and of t project on the professional quality of some services related to health, having in mind the creation of instruments that can assess those services. To bring in improvement at academic qualifications level, considering the data resulting from the evaluations, is the main purpose of the project professional quality. In this way, the objective of this work is the creation of a skilful assessment tool that can measure the professional quality of the recent graduates in radiology, with which a contribution is attempted to be made so that the institutions, mainly schools, may reach some conclusions about their technical and scientific preparation as well as about the human relationships of radiology technicians in the way they use their abilities and knowledge in their professional activity. These conclusions must give rise to measures that will improve the level of teaching as well as the quality of the professional performance. The professional quality assessment tool that we are trying to create is based on the model invented in the sixties by the Danish mathematician Georg Rasch, and it is considered to be quite accurate in the measurement of latent variables. In Portugal, the use of Rasch’s model for this propose is still getting of the ground and, regarding the assessment of the professional quality of radiology technicians, such a tool hasn’t been used so far. This work, tries, firstly, to characterise the quality of the health services, rendered in the field of radiology. Secondly, it approaches some aspects related with the radiology technician’s qualifications and with their assessment. Finality, it describes the processes in creating the QPdRLeR’s assessment tool, analyses the results and draws some conclusions. The QPdRLeR’s assessment tool was submitted to a test consisting in the evaluation of 40 radiology technicians with a degree for more than a year. The assessors are radiology directors and physicians working in nine health institutions, where the newly radiology technicians have worked for at least three months. Despite the need for the QPdRLeR’s assessment tool to be tested again in a wider population, its results allow us to conclude that Rasch’s model is of great feasibility to measure what is subjective, in this case, the professional quality of the radiology technicians, what might be of great use for political measures concerning education and / or in making decisions related to the continuous improvement of quality.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:37:00Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3365porRamísio, Artur Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:37Zoai:ria.ua.pt:10773/3365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:36.138920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
title |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
spellingShingle |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia Ramísio, Artur Pereira Gestão pública Serviços de saúde Cuidados de saúde Radiologia Qualificação profissional |
title_short |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
title_full |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
title_fullStr |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
title_full_unstemmed |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
title_sort |
A qualidade profissional dos recém-licenciados em radiologia |
author |
Ramísio, Artur Pereira |
author_facet |
Ramísio, Artur Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramísio, Artur Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão pública Serviços de saúde Cuidados de saúde Radiologia Qualificação profissional |
topic |
Gestão pública Serviços de saúde Cuidados de saúde Radiologia Qualificação profissional |
description |
O presente trabalho decorre de um convite da Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a qualidade profissional em algumas áreas da saúde, tendo em vista a criação de instrumentos para a sua avaliação. A introdução de melhorias ao nível da formação académica, tendo em consideração os dados resultantes das avaliações, é o propósito principal do projecto. Assim, o objectivo deste estudo é o da criação de um instrumento de avaliação da qualidade profissional dos recém-licenciados em Radiologia (QPdRLeR), com o qual se procura contribuir para que as instituições, principalmente as escolas, possam tirar conclusões sobre a preparação técnica, científica e de relacionamento humano dos técnicos de radiologia, através do conhecimento da forma como estes aplicam na actividade profissional as suas capacidades e conhecimentos. Conforme o objectivo apontado, estas conclusões devem dar origem a medidas de melhoria ao nível do ensino, mas deverão, igualmente, servir para a tomada de medidas de melhoria da qualidade do desempenho profissional. O instrumento de avaliação da qualidade profissional que procurámos conceber, baseia-se num modelo que é considerado de grande precisão na medição de variáveis latentes, criado na década de sessenta pelo matemático de origem dinamarquesa Georg Rasch. Em Portugal, a utilização do modelo de Rasch está ainda a dar os primeiros passos, sendo mesmo pioneira na avaliação da qualidade profissional dos técnicos de radiologia. O presente trabalho procura, em primeiro lugar, caracterizar a Qualidade nos serviços de saúde e, em particular, na prestação de serviços de radiologia. De seguida, são abordados aspectos relacionados com a formação dos técnicos de radiologia e com a avaliação. Por fim, são descritos os processos que utilizámos para a criação do instrumento de avaliação da QPdRLeR, analisados os resultados e retiradas algumas conclusões. O instrumento de avaliação da QPdRLeR foi submetido à avaliação de 40 técnicos de Radiologia com um ano, ou menos, de licenciatura. Os avaliadores são directores e médicos dos serviços de radiologia de 9 instituições de saúde onde os recém-licenciados trabalham há, pelo menos, 3 meses. Apesar do instrumento de avaliação da QPdRLeR precisar de voltar a ser testado numa população mais ampla, os resultados por ele obtidos permitem concluir que o modelo de Rasch é de grande fiabilidade para medir o subjectivo, neste caso, a qualidade profissional dos técnicos de radiologia, podendo ser de muita utilidade para a tomada de medidas relacionadas com a melhoria do ensino e/ou de decisões relacionadas com a melhoria contínua da qualidade. ABSTRACT: The present study has emerged as a result of the solicitation from the Aveiro University to develop an investigation scientific and technological evolution, of the increase in the competitiveness and internationalisation of the professional activities and of t project on the professional quality of some services related to health, having in mind the creation of instruments that can assess those services. To bring in improvement at academic qualifications level, considering the data resulting from the evaluations, is the main purpose of the project professional quality. In this way, the objective of this work is the creation of a skilful assessment tool that can measure the professional quality of the recent graduates in radiology, with which a contribution is attempted to be made so that the institutions, mainly schools, may reach some conclusions about their technical and scientific preparation as well as about the human relationships of radiology technicians in the way they use their abilities and knowledge in their professional activity. These conclusions must give rise to measures that will improve the level of teaching as well as the quality of the professional performance. The professional quality assessment tool that we are trying to create is based on the model invented in the sixties by the Danish mathematician Georg Rasch, and it is considered to be quite accurate in the measurement of latent variables. In Portugal, the use of Rasch’s model for this propose is still getting of the ground and, regarding the assessment of the professional quality of radiology technicians, such a tool hasn’t been used so far. This work, tries, firstly, to characterise the quality of the health services, rendered in the field of radiology. Secondly, it approaches some aspects related with the radiology technician’s qualifications and with their assessment. Finality, it describes the processes in creating the QPdRLeR’s assessment tool, analyses the results and draws some conclusions. The QPdRLeR’s assessment tool was submitted to a test consisting in the evaluation of 40 radiology technicians with a degree for more than a year. The assessors are radiology directors and physicians working in nine health institutions, where the newly radiology technicians have worked for at least three months. Despite the need for the QPdRLeR’s assessment tool to be tested again in a wider population, its results allow us to conclude that Rasch’s model is of great feasibility to measure what is subjective, in this case, the professional quality of the radiology technicians, what might be of great use for political measures concerning education and / or in making decisions related to the continuous improvement of quality. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-04-19T14:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3365 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137464534695936 |