Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Segisnando José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7446
Resumo: O presente relatório pretende descrever e refletir sobre a atividade docente desenvolvida ao longo da minha carreira profissional que teve início no ano letivo de 2006/2007, após a conclusão da Licenciatura em Professores do Ensino do 2º e 3º ciclos, variante Educação Física. Trata-se de um trabalho fundamentalmente reflexivo com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o desenvolvimento e enriquecimento da formação pessoal e profissional que tenho adquirido especialmente no estrangeiro nomeadamente em Inglaterra e em Espanha, senti a necessidade de ampliar e consolidar os meus conhecimentos através deste relatório reflexivo. Neste seguimento, desenvolvi esta descrição e análise a partir da análise do valor educativo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Perante esta intenção, na organização deste trabalho, dei maior destaque à minha passagem pelas escolas onde leccionei no 1º Ciclo do Ensino Básico em Espanha e em Inglaterra. Assim, através de uma fundamentação teórica, foi possível apresentar a experiência vivenciada, distinguindo a identidade profissional, o conhecimento adquirido, as práticas letivas implementadas e vivências, incluindo as dificuldades encontradas. Portanto, é de salientar que todo o trabalho desenvolvido no âmbito do 1º Ciclo foi de grande pertinência, destacando-se o ano letivo de 2015/2016, porque tive a oportunidade de trabalhar em Espanha em dois Colégios Bilíngues. A oportunidade de lecionar e experiênciar diferentes realidades em várias escolas e dois países diferentes com realidades culturais bastante diversificadas, contribuíram para o meu crescimento e conhecimento profissional, levando-me a não me acomodar e a adaptar-me às novas exigências. Desta forma, através da realização deste trabalho, tive a oportunidade de questionar, analisar e refletir sobre as minhas práticas docentes, tirando ilações positivas, mas com a noção que nem sempre foi fácil.
id RCAP_84d83b4667f0ad03c917f5e10f9de742
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorridoProfessoresDesenvolvimento profissionalAtividade profissionalO presente relatório pretende descrever e refletir sobre a atividade docente desenvolvida ao longo da minha carreira profissional que teve início no ano letivo de 2006/2007, após a conclusão da Licenciatura em Professores do Ensino do 2º e 3º ciclos, variante Educação Física. Trata-se de um trabalho fundamentalmente reflexivo com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o desenvolvimento e enriquecimento da formação pessoal e profissional que tenho adquirido especialmente no estrangeiro nomeadamente em Inglaterra e em Espanha, senti a necessidade de ampliar e consolidar os meus conhecimentos através deste relatório reflexivo. Neste seguimento, desenvolvi esta descrição e análise a partir da análise do valor educativo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Perante esta intenção, na organização deste trabalho, dei maior destaque à minha passagem pelas escolas onde leccionei no 1º Ciclo do Ensino Básico em Espanha e em Inglaterra. Assim, através de uma fundamentação teórica, foi possível apresentar a experiência vivenciada, distinguindo a identidade profissional, o conhecimento adquirido, as práticas letivas implementadas e vivências, incluindo as dificuldades encontradas. Portanto, é de salientar que todo o trabalho desenvolvido no âmbito do 1º Ciclo foi de grande pertinência, destacando-se o ano letivo de 2015/2016, porque tive a oportunidade de trabalhar em Espanha em dois Colégios Bilíngues. A oportunidade de lecionar e experiênciar diferentes realidades em várias escolas e dois países diferentes com realidades culturais bastante diversificadas, contribuíram para o meu crescimento e conhecimento profissional, levando-me a não me acomodar e a adaptar-me às novas exigências. Desta forma, através da realização deste trabalho, tive a oportunidade de questionar, analisar e refletir sobre as minhas práticas docentes, tirando ilações positivas, mas com a noção que nem sempre foi fácil.This report documents my teaching activity, built-up throughout my professional career that began in the 2006/2007 school year, following the conclusion of my undergraduate course BA (Hons) in Physical Education. This work is presented in consideration for the Master's Degree (MA) in Education Teaching Primary Curriculum. Considering the progress and enrichment of personal and professional skills that I have acquired, primarily abroad in England and Spain, I felt that it was necessary to expand and solidify my knowledge through this reflective report. In this report I present reflection and analysis from my primary school experience, with great emphasis throughout on the schools where I taught the primary curriculum in Spain and England. Using a theoretical foundation, I will reflect on my work experience, skills enhancement, differentiate professional identity, and acknowledge new teaching practices with consideration to their implementation. Finally I will also include reflection with respect to the difficulties that I have encountered. The work I have developed in the academic years 2013-2016 across England and Spain, mostly in Primary schools, will be especially relevant. In particular, as a result of my previous experience, I have further had the opportunity to work in two Bilingual Schools in Spain. The opportunity to teach and to experience different settings in several schools and two different countries with dissimilar cultural habits, has undeniably improved my professional background, knowledge, experience and expertise. It further demonstrates that I am capable of adapting to different ways of living and routines, and can learn and improve quickly in order to meet new requirements within my profession, overcoming any obstacles that emerge. Thus, through this work, I had the opportunity to enquire, analyze and reflect on my teaching practice, taking positive outcomes, but with the perception that it was not always easy.2017-03-21T15:57:22Z2017-03-21T00:00:00Z2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7446TID:201980185porEsteves, Segisnando Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:52.447218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
title Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
spellingShingle Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
Esteves, Segisnando José
Professores
Desenvolvimento profissional
Atividade profissional
title_short Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
title_full Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
title_fullStr Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
title_full_unstemmed Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
title_sort Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
author Esteves, Segisnando José
author_facet Esteves, Segisnando José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Segisnando José
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Desenvolvimento profissional
Atividade profissional
topic Professores
Desenvolvimento profissional
Atividade profissional
description O presente relatório pretende descrever e refletir sobre a atividade docente desenvolvida ao longo da minha carreira profissional que teve início no ano letivo de 2006/2007, após a conclusão da Licenciatura em Professores do Ensino do 2º e 3º ciclos, variante Educação Física. Trata-se de um trabalho fundamentalmente reflexivo com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o desenvolvimento e enriquecimento da formação pessoal e profissional que tenho adquirido especialmente no estrangeiro nomeadamente em Inglaterra e em Espanha, senti a necessidade de ampliar e consolidar os meus conhecimentos através deste relatório reflexivo. Neste seguimento, desenvolvi esta descrição e análise a partir da análise do valor educativo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Perante esta intenção, na organização deste trabalho, dei maior destaque à minha passagem pelas escolas onde leccionei no 1º Ciclo do Ensino Básico em Espanha e em Inglaterra. Assim, através de uma fundamentação teórica, foi possível apresentar a experiência vivenciada, distinguindo a identidade profissional, o conhecimento adquirido, as práticas letivas implementadas e vivências, incluindo as dificuldades encontradas. Portanto, é de salientar que todo o trabalho desenvolvido no âmbito do 1º Ciclo foi de grande pertinência, destacando-se o ano letivo de 2015/2016, porque tive a oportunidade de trabalhar em Espanha em dois Colégios Bilíngues. A oportunidade de lecionar e experiênciar diferentes realidades em várias escolas e dois países diferentes com realidades culturais bastante diversificadas, contribuíram para o meu crescimento e conhecimento profissional, levando-me a não me acomodar e a adaptar-me às novas exigências. Desta forma, através da realização deste trabalho, tive a oportunidade de questionar, analisar e refletir sobre as minhas práticas docentes, tirando ilações positivas, mas com a noção que nem sempre foi fácil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21T15:57:22Z
2017-03-21T00:00:00Z
2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7446
TID:201980185
url http://hdl.handle.net/10348/7446
identifier_str_mv TID:201980185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137145973112832