DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva Lima, Taciani Do Socorro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Trindade Da Rocha, Carlos José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7015
Resumo: Esta pesquisa visa a contribuição em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em uma abordagem reflexiva etnicorracial e sob a influência de fatores do desenvolvimento do trabalho docente a partir de seu contexto. Desde esta perspectiva, objetiva compreender como os docentes se constroem profissionalmente em perspectiva etnicorracial, ou seja, como o desenvolvimento profissional contribui para a construção do trabalho docente em perspectiva etnicorracial, refletindo principalmente, as crenças e os saberes docentes na construção da identidade profissional do professor. Assim, investiga-se sob uma abordagem qualitativa e descritiva, um mapeamento bibliográfico pautado, sobretudo, nos autores: García (2009); Oliveira-Formosinho (2009); Tardif (2005); Pimenta (1997); e Gauthier (2013), entre outros. Por assim dizer, tais reflexões têm origem em uma pesquisa em andamento, o que ajuda a aprofundar os questionamentos decorrentes da temática. Os resultados, por sua vez, evidenciam que a abordagem reflexiva do trabalho do professor no desenvolvimento de uma identidade mais humanística da profissão e que é construída por diferentes tipos de saberes, permite ao professor um exercício continuo de reflexão de sua prática em caráter etnicorracial, e que ao pensar a temática a partir de três importantes perspectivas do DPD, elencadas por Oliveira-Formosinho (2009), o docente direciona suas práticas numa abordagem etnicorracial, aumentando e potenciando as competências no tema. Conclui-se ainda que, o desenvolvimento profissional em perspectiva etnicorracial deve ser contínua e se consolida na reflexão de uma prática docente mais humanística.
id UFAC-2_ecce6fe0c64e3e0ab3a8d2ebe1b383e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7015
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL Desenvolvimento ProfissionalProfessorEducação EtnicorracialEsta pesquisa visa a contribuição em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em uma abordagem reflexiva etnicorracial e sob a influência de fatores do desenvolvimento do trabalho docente a partir de seu contexto. Desde esta perspectiva, objetiva compreender como os docentes se constroem profissionalmente em perspectiva etnicorracial, ou seja, como o desenvolvimento profissional contribui para a construção do trabalho docente em perspectiva etnicorracial, refletindo principalmente, as crenças e os saberes docentes na construção da identidade profissional do professor. Assim, investiga-se sob uma abordagem qualitativa e descritiva, um mapeamento bibliográfico pautado, sobretudo, nos autores: García (2009); Oliveira-Formosinho (2009); Tardif (2005); Pimenta (1997); e Gauthier (2013), entre outros. Por assim dizer, tais reflexões têm origem em uma pesquisa em andamento, o que ajuda a aprofundar os questionamentos decorrentes da temática. Os resultados, por sua vez, evidenciam que a abordagem reflexiva do trabalho do professor no desenvolvimento de uma identidade mais humanística da profissão e que é construída por diferentes tipos de saberes, permite ao professor um exercício continuo de reflexão de sua prática em caráter etnicorracial, e que ao pensar a temática a partir de três importantes perspectivas do DPD, elencadas por Oliveira-Formosinho (2009), o docente direciona suas práticas numa abordagem etnicorracial, aumentando e potenciando as competências no tema. Conclui-se ainda que, o desenvolvimento profissional em perspectiva etnicorracial deve ser contínua e se consolida na reflexão de uma prática docente mais humanística.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/701510.29327/268346.8.18-22Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 398-426Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 398-426Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 398-4262526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7015/4562Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva Lima, Taciani Do SocorroTrindade Da Rocha, Carlos José2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7015Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
title DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
spellingShingle DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
Da Silva Lima, Taciani Do Socorro
Desenvolvimento Profissional
Professor
Educação Etnicorracial
title_short DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
title_full DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
title_fullStr DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
title_sort DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
author Da Silva Lima, Taciani Do Socorro
author_facet Da Silva Lima, Taciani Do Socorro
Trindade Da Rocha, Carlos José
author_role author
author2 Trindade Da Rocha, Carlos José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva Lima, Taciani Do Socorro
Trindade Da Rocha, Carlos José
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional
Professor
Educação Etnicorracial
topic Desenvolvimento Profissional
Professor
Educação Etnicorracial
description Esta pesquisa visa a contribuição em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em uma abordagem reflexiva etnicorracial e sob a influência de fatores do desenvolvimento do trabalho docente a partir de seu contexto. Desde esta perspectiva, objetiva compreender como os docentes se constroem profissionalmente em perspectiva etnicorracial, ou seja, como o desenvolvimento profissional contribui para a construção do trabalho docente em perspectiva etnicorracial, refletindo principalmente, as crenças e os saberes docentes na construção da identidade profissional do professor. Assim, investiga-se sob uma abordagem qualitativa e descritiva, um mapeamento bibliográfico pautado, sobretudo, nos autores: García (2009); Oliveira-Formosinho (2009); Tardif (2005); Pimenta (1997); e Gauthier (2013), entre outros. Por assim dizer, tais reflexões têm origem em uma pesquisa em andamento, o que ajuda a aprofundar os questionamentos decorrentes da temática. Os resultados, por sua vez, evidenciam que a abordagem reflexiva do trabalho do professor no desenvolvimento de uma identidade mais humanística da profissão e que é construída por diferentes tipos de saberes, permite ao professor um exercício continuo de reflexão de sua prática em caráter etnicorracial, e que ao pensar a temática a partir de três importantes perspectivas do DPD, elencadas por Oliveira-Formosinho (2009), o docente direciona suas práticas numa abordagem etnicorracial, aumentando e potenciando as competências no tema. Conclui-se ainda que, o desenvolvimento profissional em perspectiva etnicorracial deve ser contínua e se consolida na reflexão de uma prática docente mais humanística.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7015
10.29327/268346.8.18-22
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7015
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7015/4562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 398-426
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 398-426
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 398-426
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221710413824