Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3215 |
Resumo: | Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio regista a descrição e análise do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo correspondente ao Estágio Pedagógico, do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso (Covilhã, Portugal) e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto a Dra. Ana Paula Pereira assumiu o cargo de Orientadora de Estágio na Escola. O objectivo definido para o Estágio passou por me certificar habilitações para exercer qualquer função na área de acção de um Professor de Educação Física. No ano lectivo 2010/2011 tive a meu cargo integral uma turma do 7º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar o grupo de trabalho com Desporto Adaptado, Desporto Escolar, Projecto Pró-Lúdico (programa que visa a aquisição de um estilo de vida activo), Tutoria e uma enorme panóplia de outras actividades, não só de cômputo desportivo como também no que concerne à relação com a comunidade escolar. Após este ano lectivo, considero que reúno todas as competências necessárias para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O Projecto Pró-Lúdico é uma ferramenta recente criada para combater o galopante aumento da obesidade infantil. Identificaram-se 47 alunos (5º, 6º e 7º anos), de uma escola do concelho da Covilhã (Castelo Branco, Portugal), como estando em excesso de peso e/ou obesidade. Destes, apenas 6 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de actividade com uma duração de 12 semanas (sessões bissemanais, com uma hora de duração cada), privilegiando intensidades moderadas e vigorosas predominantemente aeróbias, com o objectivo de melhorar as variáveis antropométricas e capacidade aeróbia. Entre os principais resultados, intragrupo experimental, destaca-se a melhoria de 5 dos 6 sujeitos, em todas as variáveis em estudo. Quando comparado com o grupo de controlo, os resultados foram significativos (inferiores a 0,05) ao ponto de se poder afirmar que o programa melhorou a composição corporal. |
id |
RCAP_84ecbadc30f94710c047ea263629acad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do TeixosoEducação física - Estágio pedagógicoActividade física - Escola - Ensino básicoActividade física - Crianças - Índice de massa corporalDesporto escolarCapítulo 1. O presente Relatório de Estágio regista a descrição e análise do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo correspondente ao Estágio Pedagógico, do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso (Covilhã, Portugal) e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto a Dra. Ana Paula Pereira assumiu o cargo de Orientadora de Estágio na Escola. O objectivo definido para o Estágio passou por me certificar habilitações para exercer qualquer função na área de acção de um Professor de Educação Física. No ano lectivo 2010/2011 tive a meu cargo integral uma turma do 7º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar o grupo de trabalho com Desporto Adaptado, Desporto Escolar, Projecto Pró-Lúdico (programa que visa a aquisição de um estilo de vida activo), Tutoria e uma enorme panóplia de outras actividades, não só de cômputo desportivo como também no que concerne à relação com a comunidade escolar. Após este ano lectivo, considero que reúno todas as competências necessárias para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O Projecto Pró-Lúdico é uma ferramenta recente criada para combater o galopante aumento da obesidade infantil. Identificaram-se 47 alunos (5º, 6º e 7º anos), de uma escola do concelho da Covilhã (Castelo Branco, Portugal), como estando em excesso de peso e/ou obesidade. Destes, apenas 6 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de actividade com uma duração de 12 semanas (sessões bissemanais, com uma hora de duração cada), privilegiando intensidades moderadas e vigorosas predominantemente aeróbias, com o objectivo de melhorar as variáveis antropométricas e capacidade aeróbia. Entre os principais resultados, intragrupo experimental, destaca-se a melhoria de 5 dos 6 sujeitos, em todas as variáveis em estudo. Quando comparado com o grupo de controlo, os resultados foram significativos (inferiores a 0,05) ao ponto de se poder afirmar que o programa melhorou a composição corporal.Chapter 1. The current Report contains the analysis and the description of the work performed during the Educational Stage year which makes up part of the second year of the Master Degree in Physical Education Teaching. The stage has been developed in the Basic School of Teixoso (Covilhã, Portugal) and it has been supervised by the Professor Júlio Martins, PhD, from the University of Beira Interior Sport’s Department. Professor Ana Paula, on the other hand, has supervised the stage in Teixoso School. The main goal was the acquirement of the capacities needed to carry out the different roles and tasks that are part of a Physical Education Teacher daily routine. In the schooling year of 2010/2011 I was responsible for the teaching of a seventh grade class. In addition, I also took part in the work group concerned with Adapted Sport, School Sport, “Pro-Ludico” Project (a project related with the acquisition of an active life style), Tutoring and a huge set of other activities, not only concerned with sport but also related with the school community relationship. Now that the year went by, I consider that I have gathered all the skills needed to perform, with success, the teaching of Physical Education. Chapter 2. The “Pró-Lúdico” project is a recent tool created to fight the exponential rise in childhood obesity. 47 Students (attending the 5th, 6th and 7th schooling years), from a Covilhã school, were identified as being in a state of overweight or even obesity. From this group of students only 6 of them were authorized to take part in the program of activities lasting 12 weeks (biweekly sessions, lasting one hour each). The activities were essentially related with moderated and vigorous intensities of mainly aerobic exercises. The main goal of the project was to improve the anthropometric variables and the aerobic capacity of the students. The chief result was the improvement, concerning all the variables of the study, in 5 of the 6 students. The results were substantial (inferior to 0,05) when compared with the control group, so it can be stated that the program improved the overall body composition.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumCraveiro, Pedro Nuno Cunha2015-04-08T10:47:21Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.076874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
title |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso Craveiro, Pedro Nuno Cunha Educação física - Estágio pedagógico Actividade física - Escola - Ensino básico Actividade física - Crianças - Índice de massa corporal Desporto escolar |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso |
author |
Craveiro, Pedro Nuno Cunha |
author_facet |
Craveiro, Pedro Nuno Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Craveiro, Pedro Nuno Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estágio pedagógico Actividade física - Escola - Ensino básico Actividade física - Crianças - Índice de massa corporal Desporto escolar |
topic |
Educação física - Estágio pedagógico Actividade física - Escola - Ensino básico Actividade física - Crianças - Índice de massa corporal Desporto escolar |
description |
Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio regista a descrição e análise do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo correspondente ao Estágio Pedagógico, do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso (Covilhã, Portugal) e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto a Dra. Ana Paula Pereira assumiu o cargo de Orientadora de Estágio na Escola. O objectivo definido para o Estágio passou por me certificar habilitações para exercer qualquer função na área de acção de um Professor de Educação Física. No ano lectivo 2010/2011 tive a meu cargo integral uma turma do 7º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar o grupo de trabalho com Desporto Adaptado, Desporto Escolar, Projecto Pró-Lúdico (programa que visa a aquisição de um estilo de vida activo), Tutoria e uma enorme panóplia de outras actividades, não só de cômputo desportivo como também no que concerne à relação com a comunidade escolar. Após este ano lectivo, considero que reúno todas as competências necessárias para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O Projecto Pró-Lúdico é uma ferramenta recente criada para combater o galopante aumento da obesidade infantil. Identificaram-se 47 alunos (5º, 6º e 7º anos), de uma escola do concelho da Covilhã (Castelo Branco, Portugal), como estando em excesso de peso e/ou obesidade. Destes, apenas 6 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de actividade com uma duração de 12 semanas (sessões bissemanais, com uma hora de duração cada), privilegiando intensidades moderadas e vigorosas predominantemente aeróbias, com o objectivo de melhorar as variáveis antropométricas e capacidade aeróbia. Entre os principais resultados, intragrupo experimental, destaca-se a melhoria de 5 dos 6 sujeitos, em todas as variáveis em estudo. Quando comparado com o grupo de controlo, os resultados foram significativos (inferiores a 0,05) ao ponto de se poder afirmar que o programa melhorou a composição corporal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2015-04-08T10:47:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3215 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136344035819520 |