A Criatividade no processo de humanização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Joana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/698
Resumo: O presente artigo propõe em geral uma reflexão sobre a importância da criatividade no mundo contemporâneo. Discute, em particular, sobre aspectos relacionados com a promoção da capacidade criativa nos espaços de aprendizagem. Além do que, pondera a formação do professor como sendo uma das principais questões a serem revistas para que de facto se processe uma mudança qualitativa e quantitativa numa possível valorização de docentes criativos, capazes de reencantar a sala de aula. Tal proposta é apresentada a partir do ponto de vista de alguns autores que acreditam que o acto de criar exige a emergência de movimentos transformadores investidos do desejo de reinvenção do futuro.
id RCAP_84eedd160ad593050f0e5f04c119ef15
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Criatividade no processo de humanizaçãoCriatividadePsicologia da educaçãoO presente artigo propõe em geral uma reflexão sobre a importância da criatividade no mundo contemporâneo. Discute, em particular, sobre aspectos relacionados com a promoção da capacidade criativa nos espaços de aprendizagem. Além do que, pondera a formação do professor como sendo uma das principais questões a serem revistas para que de facto se processe uma mudança qualitativa e quantitativa numa possível valorização de docentes criativos, capazes de reencantar a sala de aula. Tal proposta é apresentada a partir do ponto de vista de alguns autores que acreditam que o acto de criar exige a emergência de movimentos transformadores investidos do desejo de reinvenção do futuro.In general, the present article proposes a reflection upon the importance of creativity in the contemporary world. In particular, it discusses aspects related to the promotion of the creative capacity in learning contexts. Moreover, it suggests that the formation of teachers must be one of the aspects which have to be revised so that a quality and quantity change occurs as an approach to value creative lecturers, capable of re-enchanting the classroom.2008-06-16T12:42:05Z2013-05-20T13:51:49Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/698por0873-3600Cavalcanti, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:19.542576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Criatividade no processo de humanização
title A Criatividade no processo de humanização
spellingShingle A Criatividade no processo de humanização
Cavalcanti, Joana
Criatividade
Psicologia da educação
title_short A Criatividade no processo de humanização
title_full A Criatividade no processo de humanização
title_fullStr A Criatividade no processo de humanização
title_full_unstemmed A Criatividade no processo de humanização
title_sort A Criatividade no processo de humanização
author Cavalcanti, Joana
author_facet Cavalcanti, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Psicologia da educação
topic Criatividade
Psicologia da educação
description O presente artigo propõe em geral uma reflexão sobre a importância da criatividade no mundo contemporâneo. Discute, em particular, sobre aspectos relacionados com a promoção da capacidade criativa nos espaços de aprendizagem. Além do que, pondera a formação do professor como sendo uma das principais questões a serem revistas para que de facto se processe uma mudança qualitativa e quantitativa numa possível valorização de docentes criativos, capazes de reencantar a sala de aula. Tal proposta é apresentada a partir do ponto de vista de alguns autores que acreditam que o acto de criar exige a emergência de movimentos transformadores investidos do desejo de reinvenção do futuro.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2008-06-16T12:42:05Z
2013-05-20T13:51:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/698
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-3600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131616070598656