Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornellas,Thuê Camargo Ferraz de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro,Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100403
Resumo: Resumo Enquadramento: A construção do processo educativo deve ocorrer de forma ininterrupta na trajetória de vida profissional. Objetivo: Refletir sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) de profissionais de enfermagem no mundo contemporâneo. Principais tópicos em análise: avanços na prática de enfermagem depende da incorporação de conhecimentos, envolvendo aspetos profissionais, pessoais, culturais e socioeconómicos. Importantes mudanças no saber teórico e prático, exigem maior complexidade nas ações e serviços assistenciais, exigindo dos enfermeiros, aprendizagem para o ajustamento contínuo às novas tecnologias. O processo educativo e a aprendizagem perpassam diferentes gerações, com características e interesses diversos. Enfermeiros precisam de gerir de forma ativa os seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes, compatibilizando exigências e desafios profissionais com qualidade de vida. Conclusão: O profissional inovador reúne habilidades técnicas e comportamentais.O principal desafio é a articulação entre ambiente de trabalho, contexto social e estratégias educacionais, potencializando o sucesso na aprendizagem, resultando em práticas seguras prestadas aos pacientes e à coletividade, colaborando para o alcance da saúde universal.
id RCAP_84f26b223dc67bfc236c57f25effa722
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832023000100403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneosaprendizagemenfermagemeducação em enfermagemeducação continuadatecnologia da informaçãoinformática em enfermagemResumo Enquadramento: A construção do processo educativo deve ocorrer de forma ininterrupta na trajetória de vida profissional. Objetivo: Refletir sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) de profissionais de enfermagem no mundo contemporâneo. Principais tópicos em análise: avanços na prática de enfermagem depende da incorporação de conhecimentos, envolvendo aspetos profissionais, pessoais, culturais e socioeconómicos. Importantes mudanças no saber teórico e prático, exigem maior complexidade nas ações e serviços assistenciais, exigindo dos enfermeiros, aprendizagem para o ajustamento contínuo às novas tecnologias. O processo educativo e a aprendizagem perpassam diferentes gerações, com características e interesses diversos. Enfermeiros precisam de gerir de forma ativa os seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes, compatibilizando exigências e desafios profissionais com qualidade de vida. Conclusão: O profissional inovador reúne habilidades técnicas e comportamentais.O principal desafio é a articulação entre ambiente de trabalho, contexto social e estratégias educacionais, potencializando o sucesso na aprendizagem, resultando em práticas seguras prestadas aos pacientes e à coletividade, colaborando para o alcance da saúde universal.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100403Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100403Ornellas,Thuê Camargo Ferraz deMonteiro,Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:20Zoai:scielo:S0874-02832023000100403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:43.181021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
title Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
spellingShingle Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
Ornellas,Thuê Camargo Ferraz de
aprendizagem
enfermagem
educação em enfermagem
educação continuada
tecnologia da informação
informática em enfermagem
title_short Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
title_full Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
title_fullStr Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
title_full_unstemmed Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
title_sort Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
author Ornellas,Thuê Camargo Ferraz de
author_facet Ornellas,Thuê Camargo Ferraz de
Monteiro,Maria Inês
author_role author
author2 Monteiro,Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ornellas,Thuê Camargo Ferraz de
Monteiro,Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
enfermagem
educação em enfermagem
educação continuada
tecnologia da informação
informática em enfermagem
topic aprendizagem
enfermagem
educação em enfermagem
educação continuada
tecnologia da informação
informática em enfermagem
description Resumo Enquadramento: A construção do processo educativo deve ocorrer de forma ininterrupta na trajetória de vida profissional. Objetivo: Refletir sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) de profissionais de enfermagem no mundo contemporâneo. Principais tópicos em análise: avanços na prática de enfermagem depende da incorporação de conhecimentos, envolvendo aspetos profissionais, pessoais, culturais e socioeconómicos. Importantes mudanças no saber teórico e prático, exigem maior complexidade nas ações e serviços assistenciais, exigindo dos enfermeiros, aprendizagem para o ajustamento contínuo às novas tecnologias. O processo educativo e a aprendizagem perpassam diferentes gerações, com características e interesses diversos. Enfermeiros precisam de gerir de forma ativa os seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes, compatibilizando exigências e desafios profissionais com qualidade de vida. Conclusão: O profissional inovador reúne habilidades técnicas e comportamentais.O principal desafio é a articulação entre ambiente de trabalho, contexto social e estratégias educacionais, potencializando o sucesso na aprendizagem, resultando em práticas seguras prestadas aos pacientes e à coletividade, colaborando para o alcance da saúde universal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100403
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.2 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137316665556992