Apropriação de conceitos musicais em A.T.C. : modos gregorianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21798 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma abordagem complementar ao ensino dos modos gregorianos, que faz parte do programa do primeiro ano de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao invés da utilização dos modos estar circunscrita à música medieval e renascentista, pretende-se que os alunos adquiram uma visão mais global da utilização dos modos, incluindo a música Hindustani e a música tradicional portuguesa. Do ponto de vista da composição, enquanto que em A.T.C os modos servem de base à escrita de contraponto de espécies, neste estudo servem de base à improvisação, nos instrumentos dos alunos, seguindo o modelo da música Hindustani. Finalmente, explora-se a possibilidade de aplicar a mesma abordagem a outros conteúdos da disciplina |
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Apropriação de conceitos musicais em A.T.C. : modos gregorianosEnsino da músicaMúsica -- ÍndiaSonsTonalidadeImprovisação (Mœsica)Composição musicalO presente trabalho propõe uma abordagem complementar ao ensino dos modos gregorianos, que faz parte do programa do primeiro ano de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao invés da utilização dos modos estar circunscrita à música medieval e renascentista, pretende-se que os alunos adquiram uma visão mais global da utilização dos modos, incluindo a música Hindustani e a música tradicional portuguesa. Do ponto de vista da composição, enquanto que em A.T.C os modos servem de base à escrita de contraponto de espécies, neste estudo servem de base à improvisação, nos instrumentos dos alunos, seguindo o modelo da música Hindustani. Finalmente, explora-se a possibilidade de aplicar a mesma abordagem a outros conteúdos da disciplinaThe present document proposes a complementary approach to gregorian modes, part of the first year’s programme in the subject of Analysis and Composition Techniques (A.T.C.). Instead of confining the use of gregorian modes to medieval and renaissance music, we intend that the students acquire a global vision of the modes’ use, including Hindustani and traditional portuguese music. While in A.T.C. the modes serve as basis to species counterpoint, in this study they are used for improvisation, in the students’ instruments, following the model of Hindustani music. Finally, this approach is applied to other contents of the subject.Universidade de Aveiro2018-01-24T17:57:31Z2017-06-09T00:00:00Z2017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21798TID:201940361porFerreira, Maria de Fátima Fonteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:48Zoai:ria.ua.pt:10773/21798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:09.888736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho propõe uma abordagem complementar ao ensino dos modos gregorianos, que faz parte do programa do primeiro ano de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao invés da utilização dos modos estar circunscrita à música medieval e renascentista, pretende-se que os alunos adquiram uma visão mais global da utilização dos modos, incluindo a música Hindustani e a música tradicional portuguesa. Do ponto de vista da composição, enquanto que em A.T.C os modos servem de base à escrita de contraponto de espécies, neste estudo servem de base à improvisação, nos instrumentos dos alunos, seguindo o modelo da música Hindustani. Finalmente, explora-se a possibilidade de aplicar a mesma abordagem a outros conteúdos da disciplina |
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