Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17775 |
Resumo: | O presente trabalho relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo 2015/2016 na Escola de Artes da Bairrada (Troviscal), bem como a implementação de um projeto de criação musical em sala de aula com quinze alunos de clarinete da escola acima referida e da Escola de Música de Antas (Esposende). Durante dois meses decorreram sessões semanais em grupos, envolvendo momentos de exploração sonora, improvisação, criação, e que culminaram numa performance final em conjunto – MISSÃO SONOSFERA. Todo o processo criativo deste projeto partiu do conceito de paisagem sonora. Este trabalho pretende, através da partilha de uma experiência prática, levar à reflexão sobre a pertinência da implementação de práticas pedagógicas criativas no ensino da música e do instrumento. |
id |
RCAP_ed168474074ecfc80944f3d1cf2a164b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonoraClarineteCriatividadeImprovisação (Mœsica)Interpretação musicalO presente trabalho relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo 2015/2016 na Escola de Artes da Bairrada (Troviscal), bem como a implementação de um projeto de criação musical em sala de aula com quinze alunos de clarinete da escola acima referida e da Escola de Música de Antas (Esposende). Durante dois meses decorreram sessões semanais em grupos, envolvendo momentos de exploração sonora, improvisação, criação, e que culminaram numa performance final em conjunto – MISSÃO SONOSFERA. Todo o processo criativo deste projeto partiu do conceito de paisagem sonora. Este trabalho pretende, através da partilha de uma experiência prática, levar à reflexão sobre a pertinência da implementação de práticas pedagógicas criativas no ensino da música e do instrumento.The thesis presented gives a report of the Supervised Teaching Practice in the 2015/2016 academic year, in the School of Arts of Bairrada (Troviscal), as well as the implementation of a music creation project with fifteen students from the aforementioned school and from the Music School of Antas (Esposende). For two months, there were weekly group sessions that involved moments of exploration of the sound, improvisation, and creation of music that culminated in a final ensemble performance – MISSÃO SONOSFERA. All of the creative process of this project stemmed from the concept of soundscape. Through the sharing of a practical experience, this essay aims to reflection on the relevance of creative pedagogical practices in both music and instrumental teaching.Universidade de Aveiro2017-06-09T12:33:19Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17775TID:201933942porMiranda, Paula Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:52Zoai:ria.ua.pt:10773/17775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.567079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
title |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
spellingShingle |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora Miranda, Paula Cristina Ferreira Clarinete Criatividade Improvisação (Mœsica) Interpretação musical |
title_short |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
title_full |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
title_fullStr |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
title_full_unstemmed |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
title_sort |
Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora |
author |
Miranda, Paula Cristina Ferreira |
author_facet |
Miranda, Paula Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Paula Cristina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clarinete Criatividade Improvisação (Mœsica) Interpretação musical |
topic |
Clarinete Criatividade Improvisação (Mœsica) Interpretação musical |
description |
O presente trabalho relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo 2015/2016 na Escola de Artes da Bairrada (Troviscal), bem como a implementação de um projeto de criação musical em sala de aula com quinze alunos de clarinete da escola acima referida e da Escola de Música de Antas (Esposende). Durante dois meses decorreram sessões semanais em grupos, envolvendo momentos de exploração sonora, improvisação, criação, e que culminaram numa performance final em conjunto – MISSÃO SONOSFERA. Todo o processo criativo deste projeto partiu do conceito de paisagem sonora. Este trabalho pretende, através da partilha de uma experiência prática, levar à reflexão sobre a pertinência da implementação de práticas pedagógicas criativas no ensino da música e do instrumento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-06-09T12:33:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17775 TID:201933942 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17775 |
identifier_str_mv |
TID:201933942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137578066116608 |