Eficácia dos métodos de avaliação de desempenho em função da satisfação do trabalhador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5976 |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema a eficácia dos métodos de avaliação de desempenho em função da satisfação do trabalhador. Para elaboração da mesma, usou-se a pesquisa exploratório-descritiva, a pesquisa apresenta-se como estudo de caso, no qual os assuntos do tema foram abordados dentro de um campo de actuação definido, isto é, a empresa escolhida ALELO´S MULTISERVICES, LDA. Para a realização deste trabalho, considerou-se relevante aplicar um questionário de 14 perguntas, a 50 trabalhadores da empresa. A média das respostas foi de 3,24 (desvio-padrão de 0,894) pelo que se conclui que os trabalhadores da ALELO´S MULTISERVICES, LDA estão medianamente satisfeitos com o método de avaliação de desempenho utilizado. No que cerne a percepção do instrumento de avaliação de desempenho utilizado pelo ALELO`s Multiservices os trabalhadores apresentam uma percepção positiva, sendo as respostas às questões dadas, mediante preenchimento de uma escala ordinal onde 1 correspondia a “Discordo Totalmente” e 5 a “Concordo Totalmente”, onde um valor médio das respostas de 3,25 corresponde a uma percepção mediana face à eficácia do método de avaliação de desempenho utilizado pela ALELO`s Multiservices. A correlação entre as variáveis “satisfação” e “eficácia percebida” relativamente ao método de avaliação de desempenho utilizado pela ALELO`s MULTISERVICES, LDA não é expressiva o que indicia que haverão outras variáveis que influenciam esta relação, isto é, para além da satisfação, haverão outros factores não contemplados por este trabalho de investigação que distam a percepção da eficácia dos métodos de avaliação de desempenho. Não obstante, o valor encontrado (r = 0,248) pelo que se pode afirmar que, o aumento da satisfação de um trabalhador em relação ao método de avaliação de desempenho faz com que avalie esse mesmo instrumento como sendo mais eficaz (maior satisfação Maior eficácia percebida). |
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Eficácia dos métodos de avaliação de desempenho em função da satisfação do trabalhadorGESTÃOMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASMÉTODOS DE AVALIAÇÃODESEMPENHO PROFISSIONALAVALIAÇÃO DO DESEMPENHOEFICÁCIASATISFAÇÃO PROFISSIONALGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTASSESSMENT METHODSPROFESSIONAL PERFORMANCEPERFORMANCE EVALUATIONEFFICACYPROFESSIONAL SATISFACTIONBUSINESS MANAGEMENTA presente dissertação tem como tema a eficácia dos métodos de avaliação de desempenho em função da satisfação do trabalhador. Para elaboração da mesma, usou-se a pesquisa exploratório-descritiva, a pesquisa apresenta-se como estudo de caso, no qual os assuntos do tema foram abordados dentro de um campo de actuação definido, isto é, a empresa escolhida ALELO´S MULTISERVICES, LDA. Para a realização deste trabalho, considerou-se relevante aplicar um questionário de 14 perguntas, a 50 trabalhadores da empresa. A média das respostas foi de 3,24 (desvio-padrão de 0,894) pelo que se conclui que os trabalhadores da ALELO´S MULTISERVICES, LDA estão medianamente satisfeitos com o método de avaliação de desempenho utilizado. No que cerne a percepção do instrumento de avaliação de desempenho utilizado pelo ALELO`s Multiservices os trabalhadores apresentam uma percepção positiva, sendo as respostas às questões dadas, mediante preenchimento de uma escala ordinal onde 1 correspondia a “Discordo Totalmente” e 5 a “Concordo Totalmente”, onde um valor médio das respostas de 3,25 corresponde a uma percepção mediana face à eficácia do método de avaliação de desempenho utilizado pela ALELO`s Multiservices. A correlação entre as variáveis “satisfação” e “eficácia percebida” relativamente ao método de avaliação de desempenho utilizado pela ALELO`s MULTISERVICES, LDA não é expressiva o que indicia que haverão outras variáveis que influenciam esta relação, isto é, para além da satisfação, haverão outros factores não contemplados por este trabalho de investigação que distam a percepção da eficácia dos métodos de avaliação de desempenho. Não obstante, o valor encontrado (r = 0,248) pelo que se pode afirmar que, o aumento da satisfação de um trabalhador em relação ao método de avaliação de desempenho faz com que avalie esse mesmo instrumento como sendo mais eficaz (maior satisfação Maior eficácia percebida).This work has as its theme the effectiveness of performance evaluation methods depending on worker satisfaction . For its elaboration , was used the exploratory and descriptive research , the research is presented as a case study, in which the theme of the issues were addressed within a defined field of action , ie the chosen company ALELO'S MULTISERVICES LTD. For this work , we considered relevant use a questionnaire of 14 questions , 50 workers of the company. The average of the responses was 3.24 ( standard deviation of 0.894 ) it is concluded that workers ALELO'S MULTISERVICES , LDA are moderately satisfied with the performance evaluation method used. As core perception of performance evaluation instrument used by ALELO`s Multiservices employees have a positive perception and responses to the questions given by filling in an ordinal scale where 1 corresponded to " Strongly Disagree " and 5 to " agree totally " , where a mean response of 3.25 corresponds to a median perception due to the effectiveness of the performance evaluation method used by ALELO`s Multiservices . The correlation between the variables " satisfaction " and " perceived effectiveness " regarding the performance evaluation method used by ALELO`s MULTISERVICES , LDA is not significant which indicates that there will be other variables that influence this relationship , that is, beyond the satisfaction , there will be other factors not covered by this research work that are distant perception of the effectiveness of performance evaluation methods. However , the value found ( r = 0.248 ) so that it can be said that the increased satisfaction of a worker in relation to the performance evaluation method causes the same rate instrument to be more effective ( greater satisfaction Greater efficiency perceived ) .2015-02-04T16:50:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5976TID:201271958porRocha, Aneth Célia Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:57.169690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Eficácia dos métodos de avaliação de desempenho em função da satisfação do trabalhador Rocha, Aneth Célia Carlos GESTÃO MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DESEMPENHO PROFISSIONAL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EFICÁCIA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO DE EMPRESAS MANAGEMENT ASSESSMENT METHODS PROFESSIONAL PERFORMANCE PERFORMANCE EVALUATION EFFICACY PROFESSIONAL SATISFACTION BUSINESS MANAGEMENT |
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A presente dissertação tem como tema a eficácia dos métodos de avaliação de desempenho em função da satisfação do trabalhador. Para elaboração da mesma, usou-se a pesquisa exploratório-descritiva, a pesquisa apresenta-se como estudo de caso, no qual os assuntos do tema foram abordados dentro de um campo de actuação definido, isto é, a empresa escolhida ALELO´S MULTISERVICES, LDA. Para a realização deste trabalho, considerou-se relevante aplicar um questionário de 14 perguntas, a 50 trabalhadores da empresa. A média das respostas foi de 3,24 (desvio-padrão de 0,894) pelo que se conclui que os trabalhadores da ALELO´S MULTISERVICES, LDA estão medianamente satisfeitos com o método de avaliação de desempenho utilizado. No que cerne a percepção do instrumento de avaliação de desempenho utilizado pelo ALELO`s Multiservices os trabalhadores apresentam uma percepção positiva, sendo as respostas às questões dadas, mediante preenchimento de uma escala ordinal onde 1 correspondia a “Discordo Totalmente” e 5 a “Concordo Totalmente”, onde um valor médio das respostas de 3,25 corresponde a uma percepção mediana face à eficácia do método de avaliação de desempenho utilizado pela ALELO`s Multiservices. A correlação entre as variáveis “satisfação” e “eficácia percebida” relativamente ao método de avaliação de desempenho utilizado pela ALELO`s MULTISERVICES, LDA não é expressiva o que indicia que haverão outras variáveis que influenciam esta relação, isto é, para além da satisfação, haverão outros factores não contemplados por este trabalho de investigação que distam a percepção da eficácia dos métodos de avaliação de desempenho. Não obstante, o valor encontrado (r = 0,248) pelo que se pode afirmar que, o aumento da satisfação de um trabalhador em relação ao método de avaliação de desempenho faz com que avalie esse mesmo instrumento como sendo mais eficaz (maior satisfação Maior eficácia percebida). |
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